Enastic: TRE-BA apresenta sistema Janus em encontro de tecnologia da Justiça Eleitoral
O sistema foi apresentado no 1º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da JE, que acontece no Paraná até esta quarta-feira (23/8)
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participou do 1º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral. O evento ocorre no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, até esta quarta-feira (23/8). Na capital paranaense, representam o Regional baiano a secretária Judiciária de 1º Grau, Hercília Barros; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Cavalcante; o assessor de Inteligência Artificial, Marcus Vinicius Machado; e a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão, Andréa Gaba.
O objetivo do encontro é promover reflexões sobre temas relevantes para a implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento eleitoral. Durante o evento, são apresentadas inovações tecnológicas que visam a acelerar a transformação digital das eleições futuras e a realização das metas de sustentabilidade e acessibilidade na Justiça Eleitoral.
A apresentação do TRE baiano foi realizada na tarde desta terça-feira (22/8), com o painel “Janus - Automação Processual e Inteligência Artificial: Transformando a prestação jurisdicional no TRE/BA”. “Participar do 1º Enastic é uma oportunidade de atualização, networking e também de contribuir para os avanços tecnológicos no Judiciário. Estamos também satisfeitos com o interesse dos outros tribunais no Janus”, destacou André Cavalcante.
O 1º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral é destinado a magistrados e servidores atuantes nas áreas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade, além de interessados na inovação e tecnologia no sistema judiciário.
Sobre o Sistema Janus
Desenvolvido pelo TRE-BA por iniciativa do presidente do Regional, desembargador Roberto Maynard Frank, o Sistema Janus é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Na prática, os bots são usados para executar tarefas repetitivas, o que contribui para o julgamento mais célere de processos de baixa complexidade na Justiça Eleitoral.
Desde junho de 2021, quando foi implantado pelo TRE baiano, o Janus vem colaborando com aprimoramento da Justiça Digital e modernização tecnológica da Justiça Eleitoral. A utilização da ferramenta já reflete no aumento dos indicadores de produtividade e na maior agilidade na entrega da prestação jurisdicional aos cidadãos.
Nas Eleições Gerais 2022, 68,8% dos requerimentos de registro de candidaturas, autuados no PJe, foram minutados pela ferramenta. Para as Eleições Municipais de 2024, o TRE-BA pretende aprimorar o sistema para analisar os cerca de 45 mil requerimentos de registro de candidaturas esperados para o pleito. O Janus deverá atuar ainda nos outros 45 mil processos de Prestação de Contas Eleitorais que deverão ser gerados em razão da votação do próximo ano.
Ascom TRE-BA; EG.
Pra cego ver: Dois homens e duas mulheres em trajes sociais, posicionados em duplas no palco para a foto. Ao fundo tela grande em azul com o nome "Enastic" no centro, moldurada por cortinas vermelhas.