EJE/BA leva ações do Eleitor do Futuro para estudantes do Colégio Marista
Pelo segundo ano consecutivo, a ação “Projeto Liderança”, criado pela instituição de ensino, contou com o apoio da EJE/BA.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), realizou, nos dias 27, 29 e 30/03, oficinas e palestras para alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Marista, localizado em Patamares. A ação integrou o “Projeto Liderança”, criado pela instituição de ensino e que, pelo segundo ano consecutivo, conta com o apoio da EJE/BA.
O projeto tem como finalidade fortalecer a participação dos representantes de turma e desenvolver nos alunos atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento, mostrando que cada um é capaz de contribuir para uma escola democrática.
“Nossa especial gratidão à equipe da Escola Judiciária do TRE-BA pela contribuição ao nosso Projeto de desenvolvimento de Lideranças e formação de estudantes críticos, conscientes e protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, agradeceu o diretor do Marista, Ir. Pedro Jardim.
O cronograma de atividades da ação realizada pela EJE/BA contou com conteúdos de cidadania política, alinhados ao projeto, com o objetivo de contribuir para a escolha dos líderes de turma. Nesse sentido, a EJE/BA promoveu uma palestra sobre a importância do voto, fez uma apresentação da urna eletrônica e realizou uma eleição simulada, tendo os estudantes como candidatos, mesários e eleitores. A ação realizada no Colégio Marista foi coordenada pelo servidor Silas Santana, da Seção de Programas Institucionais da EJE/BA.
O professor da unidade de ensino, Luís Danilo, elogiou a participação dos estudantes. “Eles participaram ativamente das palestras promovidas pela Escola do TRE da Bahia, onde puderam desfrutar de mais conhecimento a respeito das eleições e da democracia”.
A estudante do 3º ano do Ensino Médio da instituição, Gabrielle Peixoto, disse ter gostado da experiência. “Achei bem importante essa integração da Justiça Eleitoral com o ambiente escolar. Acredito que esse tipo de palestra instiga o desenvolvimento de futuras lideranças em todos os setores da nossa sociedade, que podem vir a contribuir para a construção de uma comunidade melhor e mais integrada. Com essa experiência, pudemos entender, na prática, o que significa participar ativamente da política”, afirmou.
Ascom TRE-BA; AK
Pra cego ver: Foto de um homem no palco e vários jovens sentados em cadeiras no auditório de uma escola; No palco, há duas cadeiras e mesas, com duas cabines de votação em cima, um projetor de tela escrito “ELEITOR DO FUTURO Educação para a cidadania”; A sala tem cores escuras.