TRE-BA lança seu Repositório Digital Confiável (RDC-Arq)

Concebido como uma ferramenta imprescindível para a Gestão Documental, o RDC-Arq assegura a autenticidade, a preservação e o acesso dos documentos arquivísticos digitais

Concebido como uma ferramenta imprescindível para a Gestão Documental, o RDC-Arq assegura a aute...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informa a implementação do seu Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), atendendo às diretrizes estabelecidas pelas Resoluções CNJ nºs 324/2020 e 408/2021. Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2021, através de estudos preliminares do GT instituído pela Portaria TRE-BA nº 522/2021, seguido de treinamento, em julho deste ano, para capacitação dos servidores da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (SEBLIM/COGED/SGA) e de colaboradores da área de Tecnologia da Informação do Regional.

A ação visa estabelecer um ambiente de preservação dos documentos arquivísticos digitais, mantendo a sua autenticidade e sua relação orgânica, e provendo acesso aos mesmos pelo tempo necessário.

As ferramentas adotadas para implementação do RDC-Arq foram o Archivematica e o AtoM (Acess to Memory), que são softwares livres, gratuitos e de código aberto, projetados para manter os dados em padrões de preservação digital e o acesso em longo prazo, com base nas principais normas arquivísticas e requisitos nacionais e internacionais. O Archivematica é a ferramenta de repositório digital responsável pela preservação e manutenção dos documentos, enquanto o AtoM se constitui em uma plataforma de descrição, difusão, acesso e transparência ativa de documentos e informações.

Com o apoio e a colaboração das arquivistas do TRE-SC, Sandra Buth Zanon, e do TRE-BA, Márcia Maria Ramos Tavares Alves, foi elaborado o quadro de arranjo do acervo arquivístico, definido o método de organização dos dossiês e itens documentais digitais para inclusão no repositório, e selecionados os tipos documentais a serem priorizados.

O fundo documental do TRE-BA, na plataforma AtoM, conta com quatro seções que representam a evolução da estrutura administrativa e seis séries: Administração Geral, Gestão de Documentação e Informação, Tecnologia da Informação, Pessoal, Atividades Judiciárias e Pleito Eleitoral. O arranjo está parcialmente organizado e sendo alimentado com documentos permanentes selecionados pela SEBLIM, responsável pela Gestão do Arquivo e da Memória Institucional.

O acesso ao AtoM está disponível no endereço http://atom.tre-ba.jus.br/ e também pela páginahttps://www.tre-ba.jus.br/o-tre/biblioteca/repositorio-digital-confiavel-rdc-arq-do-tre-ba

ASCOM TRE-BA, com informações da SEBLIM


Pra cego ver: Print do Repositório Digital Confiável

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido