TRE-BA discute futuro da democracia no país durante I Fórum de Cidadania Política
Conduzido nesta sexta (25/11) pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Frank, evento teve como destaque palestra magna do ministro do STF, Luís Roberto Barroso
O futuro da democracia no Brasil foi tema do I Fórum de Cidadania Política, realizado nesta sexta-feira (25/11), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, o evento foi conduzido pelo presidente do TRE-BA e diretor da EJE/BA, desembargador Roberto Maynard Frank, e teve como destaque a palestra magna proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Em pronunciamento de abertura, o presidente do TRE baiano, Roberto Frank, destacou o papel da educação cidadã para a democracia. O gestor defendeu que, além de ensinar a juventude sobre o processo democrático, é preciso incentivar a prática cotidiana. “Os jovens são representantes do futuro do estado e do país. Por isso, o engajamento das novas gerações é fundamental”, afirmou.
Em nome da Corte Eleitoral baiana, o desembargador homenageou o ministro Barroso, agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma. A honraria destaca a contribuição do magistrado para o engrandecimento da Justiça Eleitoral. A homenagem precedeu a palestra magna do vice-presidente do STF, com o tema “Pensando o futuro da democracia no Brasil”.
Durante a palestra, o ministro destacou o conhecimento, a integridade e o idealismo como “o segredo do sucesso” e a educação básica como área que deve ser priorizada. Para um público que chamou de prováveis nativos digitais, Luís Roberto Barroso fez um breve histórico da democracia constitucional no país e lembrou como a internet democratizou o acesso à comunicação.
Roda de conversa
Em um diálogo direto com estudantes, o ministro Luís Roberto Barroso integrou a roda de conversa “Vamos falar de cidadania?”. No palco do auditório do TRE-BA, o vice-presidente do STF ouviu Sofia Victoria Almeida e Maria Rêgo, integrantes da ONG Educando, sobre temas como distância entre o jovem e a vida política; distância entre o povo e o Poder Judiciário, entre outros assuntos.
O ministro reafirmou que considera o conhecimento uma marca do tempo atual e que, para ser adquirido, demanda disposição para aprender e para ouvir o outro. “O meu grande conselho para o jovem é que se conheça, seja uma pessoa boa, viva em paz e amplie o seu conhecimento. Para isso, é muito importante se informar, exercer a cidadania, votar e participar da política”.
Premiação
Após a conversa com as estudantes, o Fórum de Cidadania Política promoveu a premiação do projeto Guia da Cidadania, projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que incentiva o engajamento da juventude em ações cidadãs. O presidente do TRE-BA e o ministro Barroso concederam troféus para as escolas municipais Nossa Senhora da Paz, Nova Sussuarana, Manoel Henrique da Silva Barradas, para o Centro Educacional Crer & Ser e para o Sesi de Itapagipe.
No encerramento do Fórum, os estudantes Maria Paula Magalhães e João Pedro Sena, da ONG Educando, leram a mensagem “Um olhar de esperança”. “Destacamos o papel da juventude na ação de esperançar, mostrando que nossos desejos são direitos de todos e que não devemos apenas aproveitá-los, mas lutar para que sejam mantidos e ampliados”, disse João Pedro.
O evento teve início com a apresentação dos flautistas integrantes dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), Maria Laura Marcano e João Pedro Nunes. O Fórum foi traduzido em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ação parceira entre o Eleitoral baiano e a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza.
Confira como foi:
Ascom TRE-BA; CB
Pra cego ver: fotografia no auditório do TRE-BA, com autoridades da Justiça Eleitoral, telão ao fundo e cartaz contendo a frase: I Fórum de cidadania política