Semana da Acessibilidade: programação destaca live sobre capacitismo
De 28 de novembro a 1º de dezembro, TRE-BA realizará ações voltadas à acessibilidade e inclusão
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza - de 28 de novembro a 1º de dezembro - a Semana da Acessibilidade e Inclusão. Ao longo da programação, serão tratados temas como o conhecimento e preservação do direito das pessoas com deficiência, acesso aos espaços, independência e autonomia do indivíduo. O destaque é para a live "Você sabe o que é capacitismo?", marcada para a quinta-feira (1°/12), último dia da ação. O bate-papo ocorrerá no perfil oficial do TRE-BA no Instagram (@trebahia).
A live tem início marcado para 10h e será conduzida pela jornalista Carla Bittencourt, que entrevistará a presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Salvador (Comped), Silvanete Brandão. Toda a ação é coordenada pela Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSINC) do TRE baiano.
De acordo com Milla Xavier, assessora da Assinc, a Semana da Acessibilidade e Inclusão é uma importante contribuição para a disseminação de informações e conscientização da sociedade, visando o combate à segregação social e a busca pela equidade e acesso democrático aos espaços e serviços para toda e qualquer pessoa. "É fundamental que a acessibilidade e inclusão sejam amplamente discutidas nos mais diversos espaços e contextos, para que, assim, cada vez mais iniciativas sejam criadas e implementadas".
Sobre a live, Milla Xavier reforçou que o tema "Capacitismo" foi escolhido devido a necessidade de se debater mais sobre o tema. "Esse tipo de discriminação contra pessoas com deficiência impede a inclusão da diversidade, comprometendo negativamente toda a sociedade", afirmou. Para a assessora da Assinc, "não basta não ser capacitista. É preciso ser anticapacitista”, completou.
Além da live, a programação prevê publicação diária nas redes sociais do TRE baiano de temas relacionados à acessibilidade e inclusão. A proposta é chamar a atenção para a temática e provocar a reflexão sobre a necessidade de avançar para uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam ter seus direitos plenamente atendidos.
Ascom TRE-BA; BC
Pra cego ver: card com fundo azul, contendo a frase: semana de acessibilidade e inclusão, imagem de um idoso, um deficiente, um cadeirante, um homem de muletas e uma mulher de muletas