Maiquinique: TRE-BA realiza auditoria da votação eletrônica durante pleito suplementar
Teste de integridade acontece simultaneamente à votação e pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do TRE-BA no YouTube
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, neste domingo (27/11), a auditoria da votação eletrônica na Eleição Suplementar de Maiquinique. Todo o procedimento está sendo transmitido ao vivo por meio da TV TRE-BA, canal oficial do Regional baiano no YouTube. Passa pelo teste de integridade a urna da seção 60, da Escola Municipal Maria Celeste Meira Virgens Coqueiro. O equipamento foi sorteado em audiência pública realizada neste sábado (26/11), véspera do pleito. Todo o processo ocorre na Câmara de Vereadores de Maiquinique.
A testagem em um dos equipamentos preparados para a eleição suplementar no município, para além da transmissão ao vivo, é aberta ao público. O objetivo do procedimento, como destacou a juíza eleitoral da 91ª Zona Eleitoral, Giselle Ribeiro, “é mostrar a legitimidade das urnas eleitorais”.
“Isso tudo é para mostrar a fidelidade das urnas. O que está ocorrendo é essa comprovação da fidedignidade do processo eleitoral”, ressaltou a juíza.
Como funciona
Na ocasião, cédulas de papel foram preenchidas por representantes dos partidos políticos e da subseção da OAB-BA em Itapetinga. Em depoimento à TV TRE-BA, a presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deste pleito, juíza Adiane Jaqueline Neves da Silva, detalhou que o procedimento consiste na transferência dos votos de papel, depositados em uma urna de lona, para a urna eletrônica.
“Os votos físicos foram preenchidos com votos em um dos candidatos constantes no equipamento, votos brancos ou nulos. Ao longo do processo, esses votos são digitados na urna eletrônica", explicou a juíza.
Ao fim do horário de votação, às 17h, o boletim de urna do equipamento auditado é impresso e comparado com o resultado da votação em papel. O resultado deverá ser exatamente o mesmo nas duas situações.
Comissão
Os integrantes da equipe que ficou responsável pela coordenação da auditoria da urna sorteada foram designados por meio da Resolução Administrativa N° 32, de 24 de outubro de 2022. Os participantes fazem parte de diversos setores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica desta eleição suplementar foi formada da seguinte forma:
- Juíza de Direito Adiane Jaqueline Neves da Silva: presidente da Comissão;
- Servidor Athiê Marcos Assis Ramos, lotado na 26ªZE/BA;
- Servidora Rose Meire Bacelar de Almeida Miranda, lotada na Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral;
- Servidor José Alexsander Lemos Bahia, lotado na Secretaria Judiciária;
- Servidor André Luís Almeida Abreu, lotado na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Servidor Murilo Anderson Cerqueira Correia, lotado na 83ªZE/BA;
- Servidor Ronaldo Leite da Silva Júnior, lotado na GAB-SPL.
Eleição suplementar
A Eleição Suplementar no município de Maiquinique segue a Resolução Administrativa N° 28/2022, publicada pelo TRE baiano após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, no dia 11 de julho, confirmou a cassação dos mandatos de Jesulino de Souza Porto e Marizene Santos Gusmão, eleitos, aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município nas eleições de 2020. Com isso, os votos atribuídos à chapa no pleito municipal foram anulados e determinada a realização de nova eleição.
Sobre Maiquinique
A cidade de Maiquinique tem 7.727 cidadãos aptos ao voto, de acordo com o Sistema de Estatísticas Eleitorais do TSE. O eleitorado é majoritariamente feminino, com 3.899 eleitoras (50,46%), e 3.828 eleitores (49,54%). O município possui 23 seções eleitorais, todas com acessibilidade, distribuídas em sete locais de votação. Cerca de 90 mesários foram convocados para o pleito, sendo 26% do gênero masculino e 74% do gênero feminino.
Ascom TRE-BA; PS
Pra cego ver: print da tela de um computador com imagens da auditoria da votação eletrônica, com as informações da data de 27 de novembro das eleiçõessuplementares de Maiquinique/Ba