Eleição em Maiquinique acontece até às 17h deste domingo (27/11)

Eleição Suplementar teve início às 8h; votação cumpre decisão do TSE para escolha dos novos representantes para o cargo de prefeito e vice-prefeito

Eleição será realizada no domingo (27/11)

Desde as primeiras horas da manhã, teve início a movimentação em Maiquinique, onde eleitores retornam às urnas neste domingo (27/11) para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito do município. As mais de 20 seções eleitorais ativas na cidade receberam as urnas eletrônicas ainda durante a madrugada para organização e impressão da Zerésima. A votação, que teve início às 8h, segue até às 17h. Ao longo do dia, quase 8 mil eleitores devem participar do pleito.  

Veja na TV TRE-BA

O envio das urnas eletrônicas para os locais de votação localizados na sede do município começou por volta das 5h. A ação foi escoltada pela Polícia Militar, responsável também pela fiscalização dos equipamentos durante o período em que ficaram armazenados. 

A chefe de cartório da 91ª Zona Eleitoral, Luana Nilo, pontua que o procedimento segue todos os critérios de segurança. “Ainda lacradas, as urnas saem do cartório para os locais de votação. Todos os veículos são acompanhados pela Polícia Militar, o que garante a chegada dos equipamentos nas escolas para serem preparados pelos mesários”, disse.

Já nos locais de votação, as urnas passam pela conferência e testagem. “O primeiro momento é o recebimento da urna. Montamos as seções, testamos os equipamentos e registramos nossa presença. Com a participação dos fiscais dos partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras, damos início à emissão da zerésima", pontuou Milena, mesária do Colégio Estadual Altair Almeida Meira.

Zerésima 

Como o nome sugere, a zerésima é o documento que, antes do início da votação, atesta que as urnas eletrônicas estão “zeradas”. Ou seja, não possuem registro de votos para nenhum dos candidatos. Equipes de jornalismo, além de delegados das federações de partidos, das coligações e entidades fiscalizadoras podem acompanhar o procedimento. Para maior transparência do processo, o documento emitido pela urna é colocado na frente de cada seção eleitoral.

Votação

Josefino Brito, de 60 anos, foi o primeiro eleitor a chegar no seu local de votação, o Colégio Estadual Altair Almeida Meira. “Faço questão de vir votar cedo. Votar é um direito meu e de todo cidadão brasileiro. Espero votar sempre, mesmo depois dos 90 anos. Votarei até quando Deus me permitir”, afirmou. 

Os eleitores e eleitoras podem comparecer aos respectivos locais de votação até às 17h. Antes de sair, consulte as informações sobre o seu local de votação nos canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como:

  • NAVE - Com o auxílio do ChatBot Maia, do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), é possível consultar o local de votação via WhatsApp, por meio do telefone (71) 3373-7000. Para saber onde votar, digite a opção 4 e informe o seu título de eleitor para verificação. Caso não saiba o número, é possível continuar a operação informando outros dados, como o CPF. 
  • e-Título - A versão digital do Título de Eleitor está disponível gratuitamente para sistema Android e IOS e dispõe de diversos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Com o aplicativo e-Título, é possível consultar o local de votação, além de contar com recurso de geolocalização.
  • Site TRE-BA - No portal da Justiça Eleitoral baiana, na aba “Eleitor e Eleições", a busca pelo local de votação pode ser realizada no link “Título e local de votação”. A verificação pode ser feita informando o título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. O cidadão poderá ainda, caso preferir, procurar pelo endereço e telefone da sua zona eleitoral, por meio da lista disponibilizada no site do TRE-BA.
  • Autoatendimento do Eleitor - O cidadão poderá ainda buscar pelo “Autoatendimento do Eleitor”, disponível na página do TSE, por meio do menu principal em “Eleitor e Eleições”. O Autoatendimento oferece uma série de serviços remotos, acessados diretamente do computador ou celular. Para realizar a consulta, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com informações pessoais.

Documentos necessários

O Título de Eleitor não é um documento obrigatório para a votação. Para apresentar aos mesários, os documentos oficiais aceitos são: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - incluindo a CNH digital, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Caso conste foto do eleitor, o e-Título também poderá ser apresentado ao mesário como documento de identificação. O aplicativo é a versão digital do Título de Eleitor.

Ascom TRE-BA; PS

Pra cego ver: fotografia de eleitor na cabina de votação registrando voto em urna eletrônica

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido