#PartiuMudar: participação política do jovem é debatida em Vitória da Conquista
Realizada pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), atividade contou com apoio da 39ª Zona Eleitoral e reuniu estudantes da rede pública para debater o exercício da cidadania política

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) realizou, nesta quarta-feira (8/6), ação no âmbito do Projeto #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio. A atividade contou com o apoio da 39ª Zona Eleitoral (Vitória da Conquista) e envolveu quase 30 estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara. A ação tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da democracia, por meio da promoção do debate sobre a importância da participação dos jovens na política.
A atividade foi conduzida pela professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Maria Soledade Soares Cruzes, que é também doutora e mestra em Direito. Aos estudantes, ela falou sobre temas como Estado Democrático de Direito; Direitos Políticos; Liberdade de Expressão e o Papel da Mídia na Democracia. “É um projeto muito relevante porque os alunos precisam ter consciência de seus direitos e, não apenas isso, ter mais consciência de seu papel enquanto cidadãos”, avalia a educadora.
Para a estudante Karen, a experiência trouxe muitos conhecimentos sobre a democracia brasileira “Foi ótimo, pois nos fez refletir sobre a diferença entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio”. A estudante Duda também ficou satisfeita. “Eu gostei muito, pois trouxe curiosidades e aprendizados sobre a democracia e leis que eu não sabia”.
O evento foi acompanhado pela chefe da 39ª Zona Eleitoral, Nadja Lélis. “A professora demonstrou boa didática e linguagem acessível aos jovens, incentivando-os à reflexão”, destacou a servidora. Para Lélis, a ação teve uma boa receptividade por parte dos estudantes. “Eles foram bem participativos e fizeram questionamentos relevantes. Um grande momento da atividade foram os esclarecimentos acerca das Fake News”.
O Projeto
O Projeto “#PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio”, foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 19 de outubro de 2017. A iniciativa é fruto da parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).
O projeto tem como objetivo contribuir para suprir a lacuna de educação política de jovens com idades entre 14 e 17 anos. A ideia é trabalhar educação para a cidadania com os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, de modo a ampliar a discussão, não apenas sobre o jovem enquanto eleitor, mas também sobre democracia, sistemas políticos, minorias, o papel da mídia, dentre outros temas.
Ascom TRE-BA; JF