Justiça 4.0: TRE-BA participa de seminário do CNJ voltado a debater a transformação digital
Realizado pelo CNJ e pela Delegação da União Europeia no Brasil, evento apresentou inovações tecnológicas para aproximar o cidadão do judiciário
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, representou o Eleitoral baiano no "Seminário Internacional Brasil - União Europeia - Intercâmbio de experiências em e-Justice". A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Delegação da União Europeia no Brasil. O encontro ocorreu na terça-feira, 28 de junho, na sede do CNJ.
O intercâmbio entre brasileiros e europeus trouxe para o palco das discussões a evolução digital no âmbito da justiça e as experiências desenvolvidas entre os países envolvidos. Na ocasião, o Brasil apresentou o Programa Justiça 4.0, que se destaca pelo uso da tecnologia, com diversos recursos digitais que facilitam o acesso dos públicos que buscam os serviços do judiciário. Outro destaque também apresentado foi sobre o uso da tecnologia para reduzir custos na esfera judicial.
Para o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, o evento é mais uma iniciativa que visa agregar e apresentar as inovações tecnológicas criadas pelo judiciário brasileiro. "Os exemplos apresentados no seminário são necessários para olharmos para o presente e pensarmos em possíveis transformações no futuro. Com a aplicação de métodos e recursos digitais, podemos facilitar o acesso e a participação dos cidadãos aos serviços da justiça", pontuou o desembargador.
No Eleitoral baiano, por exemplo, os pilares de inovação e tecnologia nortearam a criação de projetos que aproximam ainda mais a Justiça Eleitoral dos seus públicos estratégicos. Entre as iniciativas que se destacam estão: a criação do sistema Janus e o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor, como possibilidade de atendimento por uma central de atendimento, pelo site do TRE-BA, Telegram e WhatsApp.
Ascom TRE-BA; PS