Democracia em Pílulas: TSE e TRE-BA reforçam luta contra desinformação
Publicações percorreram o mês de junho com o objetivo de ressaltar a missão de enfrentamento contra à desinformação
Em defesa da Democracia, da liberdade e contra as fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançaram a campanha #DemocraciaEmPílulas. Diariamente, durante todo o mês de junho, mensagens curtas foram compartilhadas nos canais de comunicação das instituições com o objetivo de combater a desinformação no processo eleitoral.
A campanha faz referência ao enfrentamento de um vírus, como explica o analista da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Vitor Monteiro. “A ideia foi, por meio desse conteúdo diário, fazer uma espécie de ‘mini curso’”.
Participa da Campanha o secretário de Planejamento, Estratégia e Eleições do TRE-BA, Victor Xavier. Ele é o presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Eleitoral baiano e orienta os cidadãos como se proteger das informações enganosas. “É preciso desconfiar. Queremos passar para os eleitores uma noção de como se defender disso, para formar o seu próprio juízo de valor, sem se deixar enganar”.
Também compõe o time da Democracia em Pílulas o servidor e analista judiciário do Regional baiano, Jaime Barreiros, lotado na Seção de Pesquisas e Publicações Acadêmicas (SEPPA) - unidade ligada à Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). Jaime explica que a campanha de conscientização é uma forma dos eleitores garantirem “autonomia, liberdade e boa informação, para poder tomar a sua decisão livremente, sem qualquer tipo de pressão ou manipulação”.
As pílulas estão disponíveis nas redes sociais do TRE-BA e você pode conferir clicando aqui.
Confira o vídeo da Campanha abaixo:
Ascom TRE-BA; PS