#PartiuMudar: EJE/BA realiza ação em Luís Eduardo Magalhães
O evento, que contou com a colaboração da 205ª Zona Eleitoral, reuniu pouco mais de 130 alunos da rede pública
Pouco mais de 130 alunos do Colégio Estadual Maria Otília Lutz, da cidade de Luís Eduardo Magalhães, participaram de uma ação do Projeto #PartiuMudar - Educação para a Cidadania Democrática no ensino médio, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). O evento contou com palestra ministrada pela professora de Direito Constitucional da Faculdade Unopar/Pitágoras, Mariana de Oliveira Torres de Sá. Na ocasião, a EJE/BA foi representada pelo servidor da 205ª Zona Eleitoral (ZE), Glauco Cerqueira.
Na avaliação da diretora do colégio, Luzicleia Araújo Sousa, a ação educativa foi muito proveitosa. “Achei o projeto muito importante. Sem dúvida, foi uma rica experiência para nossos estudantes, que tiveram a oportunidade de receber informações relevantes; ficamos felizes com a participação do nosso colégio”, disse.
Durante a atividade, foram tratados temas como: Estado Democrático de Direito; Direitos Políticos; Liberdade de Expressão e o Papel da Mídia na Democracia. Com parceria firmada entre o TRE-BA, por meio da sua Escola Judiciária, e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC, por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais – COJEPE, o Projeto #PartiuMudar busca trabalhar a educação para a cidadania democrática entre alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.
Instituições de ensino em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador também foram contempladas com ações do referido projeto ao longo deste ano.
Para o servidor do Eleitoral baiano Glauco Cerqueira, é importante despertar nos jovens o interesse em aprimorar seus conhecimentos em torno da política. "É muito importante que os jovens busquem sua participação conscientemente. Pois, é um público que tem minguado sua participação ano após ano, eleição após eleição.”
Ascom TRE-BA; AK