TRE-BA participa de oficina de checagem de informação
Público aprendeu a utilizar ferramentas de checagem de uma notícia falsa; treinamento fez parte do Programa Democracia Digital, parceria entre a Justiça Eleitoral e a Agência Lupa
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participou, na manhã desta quarta-feira (26/1), via plataforma Zoom, da Oficina Democracia Digital, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Agência Lupa. O objetivo foi capacitar servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de comunicação que atuam no combate à desinformação.
Na ocasião, foram apresentados os mecanismos de verificação de fatos e informações, a partir de ferramentas usadas na checagem de uma notícia falsa. Foi ensinado, por exemplo, como utilizar a ferramenta TinEye, que identifica a origem de uma imagem publicada na web. A oficina foi ministrada por Raphael Kapa, ex-repórter da Lupa.
Como forma de contribuir e minimizar os efeitos das fake news, a Justiça Eleitoral baiana integra a rede nacional de combate à desinformação. Além de desenvolver ações por meio da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, o TRE-BA mantém uma página virtual com conteúdo multimídia sobre o tema. Reformulado no ano passado, o site contém textos, fotos, vídeos e links para redes sociais e possui linguagem simples e direta para garantir que as Eleições Gerais de 2022 aconteçam em um cenário ético, democrático e transparente.
Acesse o site de Enfrentamento à Desinformação
Matéria: ASCOM TRE-BA
Jornalista responsável: Tainara Figueiredo