Eleições 2022: Sistema Janus auxiliará nos processos de registro de candidatura
Ferramenta vai atuar na automação das tarefas repetitivas e usará inteligência artificial no apoio ao julgamento dos pedidos de candidatura

Os processos de registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) terão reforço tecnológico para as Eleições Gerais de 2022. Partidos políticos, federações e coligações têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro de suas candidatas e de seus candidatos à Justiça Eleitoral, que usará inteligência artificial para o processamento e elaboração de minutas nos pedidos de registro. Com o Janus, o trâmite processual será mais rápido e eficiente.
Os testes das novas funcionalidades do sistema começarão em fevereiro, quando entrará em funcionamento o Núcleo de Automação e Inteligência Artificial (NAIA), criado pelo TRE-BA em 2021.
A expectativa, conforme o presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Frank, é que o uso do Janus confira excelência a essa etapa inicial das eleições. “Com o Janus, nossa área judiciária será poupada de demandas repetitivas, o que vai significar a certeza de um processo de registro de candidaturas ainda mais célere, criando mais tempo para que os servidores se dediquem para as atividades mais complexas”, explica.
Sobre o Sistema Janus
Em junho de 2021, o TRE-BA tornou-se o primeiro eleitoral do país a realizar prestação jurisdicional com o apoio de robôs. A implantação do Sistema Janus instituiu uma solução de automação processual e o uso de inteligência artificial aplicada, inicialmente, ao 1º Grau de Jurisdição.
Os robôs – Robot Process Automation (RPA) ou “automação de processos robóticos”, em português – são bots usados para executar tarefas repetitivas, antes realizadas por pessoas. Funcionam sem pausa e podem diminuir em até 40% as tarefas humanas, eliminando erros dos processos.
CB