TRE-BA apresenta resultados finais do ciclo estratégico 2016-2021
Na primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano, foram apresentados os resultados finais de 2021, informes e realizadas deliberações.
Membros do Conselho de Governança e gestores (as) convidados (as) reuniram-se nesta quarta-feira (23/02) para a I Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2022, compromisso quadrimestral, conforme estabelece o art. 4º da Resolução Administrativa nº 14/2015.
Na abertura, o Presidente do Tribunal, Des. Roberto Frank, agradeceu a presença de todos e consignou o compromisso e a dedicação dos presentes para com a administração do órgão. Por sua vez, o Secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL), Victor Xavier, ressaltou que seriam apresentados os resultados finais do ciclo 2016-2021 e que o Tribunal segue em busca da melhoria contínua dos serviços, mesmo com as premiações alcançadas recentemente. Já a Coordenadora de Planejamento de Estratégia e de Gestão, Andréa Gaba, destacou a importância do encontro e parabenizou os esforços de todas as unidades envolvidas na concretização dos objetivos institucionais, inclusive daquelas que não alcançaram as metas.
Dos 15 (quinze) objetivos estratégicos do Tribunal, 11 (73,3%) foram atingidos no período e 4 (26,7%) não foram alcançados: Consolidar a boa imagem do TRE-BA junto à sociedade; Promover a melhoria da governança em gestão de pessoas; Aperfeiçoar a qualidade do gasto público e Promover a melhoria dos serviços de TIC.
Dos 40 (quarenta) indicadores estratégicos, 35 foram efetivamente medidos. Desses, 28 (80%) atingiram suas metas do período e 7 (20%) tiveram desempenho insatisfatório. Ainda, 4 indicadores não foram mensurados e 1 foi medido porém sem meta definida.
No que tange aos 22 projetos estratégicos priorizados no ano de 2021, 10 (45%) foram formalmente concluídos e 1 (4,5%) foi cancelado. Dos 11 projetos em execução ao final do ano, 7 (63,6%) estavam com andamento conforme planejado, 3 (27,3%) com atrasos não críticos e 1 (9,1%) com atrasos críticos.
Na reunião, foi informado que o TRE-BA alcançou todas as Metas Nacionais e a Meta Específica da Justiça Eleitoral em 2021: Meta 1 - Julgar mais processos que os distribuídos; Meta 2 - Julgar processos mais antigos; Meta 4 – Julgar processos que possam importar na perda de mandato eletivo ou inelegibilidade; Meta 9 - Integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário; Meta 10 - Promover a saúde de magistrados e servidores; e Meta Específica - Promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do processo eleitoral.
Mereceram destaque também a conquista do Prêmio CNJ de Qualidade 2021 - Categoria Diamante, com inédito 1º lugar dentre todos os TRE´s (89,3% de quesitos atendidos); o 2º lugar no Ranking da Transparência do CNJ dentre todos os Tribunais do país (99,48% de quesitos atendidos); 2º lugar dentre o Tribunais Eleitorais no Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública (IGG-TCU) (72,2% de quesitos atendidos); o alcance do nível Excelência no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário 2021 (IGovTIC-JUD), ficando o TRE-BA em 4º lugar dentre os Eleitorais (81,4% de quesitos atendidos); e a instituição do Plano Estratégico Institucional (PEI) 2021-2026.
Nas deliberações, foram definidos o cancelamento dop16. Política de Controle de Estoque, com apresentação das entregas pendentes até 30/06/2022;a retirada dos projetos de obras com valores acima de R$330.000,00 do rol de projetos estratégicos; e as reconsiderações das análises relativas ao i27 – Evolução do índice de governança de TIC do TRE-BA e ao i28 - Número de normas de segurança da informação instituídas, que passaram a figurar no rol de indicadores com metas atingidas.
Para consultar a situação detalhada dos objetivos, indicadores e projetos estratégicos, clique AQUI na aba “Resultados alcançados pelo Órgão”.
Texto: Seção de Planejamento Estratégico (SEPLANE)