Justiça Eleitoral completa 90 anos de fundação no Brasil

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia programa série de eventos comemorativos para celebração das nove décadas de atuação em prol da democracia

90 anos da Justiça Eleitoral.
Pra Cego Ver: Logomarca dos 90 anos da Justiça Eleitoral, escrito centralizado: 90 anos da Justiça Eleitoral e abaixo 90 anos em ação pela democracia.

A Justiça Eleitoral brasileira comemora 90 anos nesta quinta-feira (24). Para celebrar as nove décadas de atuação em prol da democracia, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) desenvolverá uma série de ações durante este ano de 2022. As celebrações foram iniciadas na última segunda-feira (21), em sessão solene realizada pelo TSE. O presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, participou da cerimônia virtualmente.

 

Na ocasião, foi feito o descerramento de uma placa em alusão à data e anunciada a estreia, nesta quinta (24), de uma página especial no Portal da JE contendo diversas informações sobre a atuação da Justiça Eleitoral durante nove décadas de existência. 

 

Para o presidente do TRE da Bahia, desembargador Roberto Frank, a Justiça Eleitoral chega aos 90 anos em “um patamar de excelência, celebrando o nosso principal produto de sucesso, que é a urna eletrônica. Projetada e produzida em território nacional, a urna é o nosso grande orgulho, sendo acessível e inclusiva, o que possibilita a realização de eleições seguras, em tempo mínimo, do Oiapoque ao Chuí, inclusive, passando por tribos indígenas, comunidades ribeirinhas, em todos os cantos desse nosso país. A Justiça Eleitoral deve ser lembrada e celebrada com orgulho por todos os cidadãos brasileiros”, afirma.  

 

Sobre as comemorações, o desembargador Roberto Frank disse se orgulhar em integrar a Justiça Eleitoral em um momento tão importante, destacando que “o principal ato de celebração dos 90 anos da Justiça Eleitoral é a realização da maior festa da cidadania brasileira - as Eleições Gerais de 2022”, completou.

 

Sobre a JE

 

A Justiça Eleitoral brasileira surgiu com o primeiro Código Eleitoral (Decreto nº 21.076) no dia 24 de fevereiro de 1932. Desde a implantação, a Justiça Eleitoral tornou as eleições no país mais seguras, modernas e transparentes, com fortalecimento dos alicerces da democracia.

 

A criação da Justiça especializada acelerou um processo de mudanças e conquistas para o povo brasileiro, ampliando o acesso às eleições, assegurando o voto às mulheres e determinando que o voto fosse secreto, em um “gabinete” inviolável, conhecido atualmente como cabine de votação. 

 

O Código Eleitoral deu competência para a Justiça Eleitoral organizar as eleições no país, por meio da criação do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), em cada estado da nação. O documento já previa uma máquina de votar, que veio a se concretizar em 1996, com a criação da urna eletrônica, referência no mundo pela celeridade e segurança nas eleições. Além disso, também já se previa a instituição do título de eleitor com fotografia e impressão digital.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido