TRE-BA lança “Democracia Representativa: do voto e do modo de votar”, primeiro livro da coleção Obras Raras
O objetivo é permitir a difusão do conhecimento da evolução histórica do processo político-democrático, sobretudo o brasileiro; download gratuito pode ser feitos pelo site da EJE/BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou o primeiro livro da coleção Obras Raras, projeto da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A coleção foi lançada no último dia 7 de dezembro com a obra “Democracia Representativa: do voto e do modo de votar”, escrita por Joaquim Francisco de Assis Brasil e publicada pela primeira vez em 1893.
A coleção “obras raras” é um projeto original e inovador, concebido com a finalidade de transpor para a contemporaneidade, mediante sua reimpressão, obras de Ciência Política e de Direito Político esgotadas ou não publicadas, em língua portuguesa ou estrangeira (traduzida para o português), e de grande relevância para a compreensão do debate político atual. O objetivo é permitir a difusão do conhecimento da evolução histórica do processo político-democrático, sobretudo o brasileiro, a fim de que a sociedade possa discutir fundamentadamente, com espírito crítico, o processo eleitoral moderno.
“O TRE-BA tem a honra de oferecer ao público a reedição de uma das mais importantes obras jurídicas já escritas no Brasil, texto inspirador da criação desta justiça especializada, publicado há mais de um século por aquele que é considerado seu patrono”, escreveu o presidente Roberto Frank na apresentação da obra. Esgotado há décadas no mercado editorial, o livro trata da história das instituições eleitorais brasileiras.
A primeira tiragem será destinada às Escolas Judiciárias Eleitorais e às principais bibliotecas do país, mas a versão digital já está disponível para todo o público. O acesso e download gratuito podem ser feitos pelo site da EJE-BA.
Acesse o livro Democracia Representativa
Pra cego ver: card com fundo azul, democracia representativa: do voto e do modo de votar