#PartiuMudar: EJE/BA realiza ação para pessoas surdas
Programa foi apresentado, nesta quinta-feira (25/8), na Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS)
O Programa #PartiuMudar, coordenado no estado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), foi apresentado para jovens da Associação Educacional Sons do Silêncio (AESOS). Voltada para o atendimento da pessoa surda, a associação reuniu dezenas de adolescentes que, durante toda a manhã da quinta-feira (25/8), participaram da ação que, dentre outros momentos, contou com palestra sobre o processo eleitoral e votação simulada.
A apresentação foi realizada pelo analista judiciário do Eleitoral baiano Silas Santana. De acordo com a EJE/-BA, no próximo dia 8 de setembro uma nova ação deverá ocorrer no local. Dessa vez, durante o turno da tarde, a partir das 13h. O objetivo é propiciar a participação de todos os jovens atendidos pela associação.
Sobre o Programa #PartiuMudar
O Programa #PartiuMudar foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 19 de outubro de 2017 e a iniciativa foi fruto da parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).
O programa tem como objetivo contribuir para suprir a lacuna de educação política de jovens com idades entre 14 e 17 anos. A ideia é trabalhar educação para a cidadania com os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas para ampliar a discussão, não apenas sobre o jovem enquanto eleitor, mas também sobre democracia, sistemas políticos, minorias, o papel da mídia, dentre outros temas.
Sobre a AESOS
Fundada em 02 de maio de 2000, a Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS) trabalha para apoiar as pessoas surdas e suas famílias, tendo caráter educacional, assistencial e sociocultural. Atualmente, a sede da associação funciona na Rua Alberto Fiúza, no Imbuí.
Ascom TRE-BA; com informações da AESOS
Pra cego ver: Estudantes da Associação Educacional Sons no Silêncio estão em uma sala, onde participam de apresentação do TRE-BA. Na sala há um telão e uma urna eletrônica