EJE-BA leva educação e cidadania para estagiários do Poder Judiciário da Bahia
Ação faz parte do projeto #PartiuMudar voltado para estudantes do ensino médio
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), em parceria com o Poder Judiciário do Estado, realizou na última segunda-feira (25/4) mais uma edição do projeto #PartiuMudar - Educação para Cidadania Democrática no Ensino Médio. As atividades ocorreram na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e foram direcionadas aos estagiários de nível médio da instituição.
O evento buscou através de orientações e do diálogo com o público promover o acesso à cidadania através da conscientização dos estudantes sobre seu papel no sistema democrático. A ação foi iniciada às 10h, com explanação da Chefe da Seção de Programas Institucionais da EJE-BA, Adriana Passos, acerca de temáticas relativas ao processo eleitoral, a divisão dos poderes, importância do direito ao voto, entre outros pontos. Outras atividades deram prosseguimento no período da tarde na mesma linha de abordagem.
Após a exposição, os estagiários receberam orientações sobre votação eleitoral, sendo apresentados a urna eletrônica e suas funcionalidades. Foi proposta também uma votação simulada entre os jovens participantes na qual puderam exercitar o poder decisório do voto. Três estudantes foram voluntários para representar cargos eletivos em uma eleição simulada e todos os presentes foram à cabine de votação para escolher seu “candidato”.
A estudante vencedora da dinâmica, Mina Mariana, da Escola Padre Palmeira, em Mussurunga, afirmou que a atividade foi fundamental para compreensão do processo eleitoral “Achei muito importante nos mostrar a questão do voto, de que devemos ter consciência do representante que estamos escolhendo, pesquisar em quem estamos votando, e não votar só por influência de terceiros, pois o voto consciente é a única forma que a gente tem de mudar o país”, declara.
As ações da EJE-BA continuam intensamente. Na terça-feira (26/4) no Campus da Universidade Salvador (UNIFACS), no âmbito do Projeto Universitário Cidadão; na quinta-feira (28/4) no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (#PartiuMudar), na sexta-feira (29/4) no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (#PartiuMudar), assim como na terça-feira (03/5) será na Escola Municipal Dois de Julho, no bairro do Trobogy (Eleitor do Futuro).
Ascom TRE-BA; FS