TRE da Bahia é destaque em levantamento do TCU sobre Governança e Gestão
Regional Eleitoral atingiu estágio ‘Aprimorado’ e ocupa 2º lugar entre os eleitorais no levantamento do Tribunal de Contas da União

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) apresentou evolução no “Levantamento do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas - iGG2021 - TCU”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Esse trabalho é realizado pelo órgão de controle para melhor conhecer a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de gestão.
Em 2021, 378 organizações públicas participaram do levantamento com respostas válidas. O TRE-BA apresentou crescimento no desempenho no levantamento, evoluindo para o estágio "Aprimorado" (70,01% a 100%) no iGG2021, com o cumprimento do percentual de 72,2%, de acordo com a categorização de respostas e limites de estágios de capacidade estabelecidos no Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas – 2021, figurando em 2º lugar, comparado os índices obtidos pelos demais regionais eleitorais. Em 2018, a Justiça Eleitoral da Bahia já havia atingido o estágio de intermediário, com o percentual de 59% (40 a 70%).
Através, do levantamento de dados, o TCU poderá identificar riscos sistêmicos; contribuir para o planejamento das ações de controle do Tribunal; e induzir uma mudança de comportamento nas organizações públicas, estimulando a adoção de boas práticas de governança e de gestão. As respostas ao questionário foram enviadas pelo TRE da Bahia no dia 17 de junho deste ano. Ao longo do ano de 2020, o TRE-BA realizou diversas reuniões com as unidades responsáveis para analisar o questionário disponibilizado pelo TCU. Os encontros foram importantes para definir a implementação de procedimentos e processos para aprimorar a governança e gestão do TRE da Bahia. O questionário seria aplicado no ano passado, mas em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o TCU prorrogou o levantamento para este ano de 2021.
CM
Pra cego ver: Foto da fachada do TRE-BA