TRE-BA participa de Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais

Em evento realizado no Maranhão, dirigentes e coordenadores das EJES e assessores de comunicação discutem o enfrentamento à desinformação nas Eleições de 2022

Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia participa do XVII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. Com o tema Enfrentamento à Desinformação, o evento reúne dirigentes e coordenadores das EJES além de assessores de comunicação da Justiça Eleitoral nesta quinta (11) e sexta (12), em São Luís, no Maranhão. 

A Justiça Eleitoral baiana está representada pelo vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, desembargador José Batista; que substitui o diretor da EJE-BA, desembargador Ávio Mozar; pela servidora da EJE-BA, Adriana Passos, em lugar da coordenadora da EJE-BA, Amanda Bretas Machado, além da assessora de comunicação e cerimonial, Danielle Silva, e da editora da Ascom, a jornalista Lorena Costa. 

A solenidade do evento foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. 

Os discursos de abertura destacaram a importância de defender a desinformação para fortalecer a democracia. Foram ouvidos o presidente do TRE-MA, desembargador Joaquim Figueiredo; o presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais e do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior e o diretor da EJE-TSE, ministro Carlos Bastide Horbach destacaram a importância de enfrentar a desinformação para fortalecer a democracia.  

No segundo dia, foi apresentada a renúncia do presidente do CODEJE que, em benefício da execução dos novos projetos, se antecipou ao final do mandato, que ocorreria já no próximo mês de dezembro. Foram eleitos, por aclamação, os desembargadores Jorge Luís Dall'agnol e Teófilo Rodrigues Neto, que assumirão, respectivamente, a presidência e vice-presidência do Colégio.

Para o vice-diretor da EJE-BA, desembargador José Batista, esse encontro é uma oportunidade para a troca de experiências e debate sobre ações da Justiça Eleitoral. “Desse modo, avançaremos na construção de escolas judiciárias cada vez mais preparadas para o exercício de seu papel dentro dos tribunais, na construção intelectual do Direito Eleitoral, bem como na sociedade”.  

Rumo a 2022

No primeiro dia de atividades, coordenadores, assessores e servidores das EJEs decidiram que o CODEJE deve dar ciência aos TREs sobre o planejamento nacional de capacitação em 2022, organizado pela EJE-TSE em parceria com as demais EJEs. Serão nove módulos, com cursos de direito digital e mídias sociais; desinformação e segurança da urna; registro de candidatura; ações eleitorais; propaganda eleitoral e poder de polícia; inelegibilidade; participação das minorias; prestação de contas e direito penal eleitoral. Também foi proposta a retomada do programa “Pacto pela Cidadania”.

Já os assessores de comunicação, em diálogo com a secretária Giselly Siqueira (Comunicação e Multimídia) e a coordenadora Fábia Galvão (Mídias e Web), trataram com destaque da regulamentação da Política Nacional de Comunicação, com proposta de ações conjuntas para as Eleições de 2022, investimento nas redes sociais e no enfrentamento à desinformação, além de parceria com as EJEs e formação de grupo de trabalhos.

O encontro prossegue até o final da tarde desta sexta-feira (12/11). 

Com informações do TRE-MA

Pra cego ver: Foto dos dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais em um auditório. Ao fundo, há um banner com o nome do evento

 

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido