TRE-BA investe na infraestrutura tecnológica das zonas eleitorais
Projetos da STI renovam e ampliam o parque computacional do Eleitoral baiano, além de garantir conexões cinco vezes mais rápidas e disponibilizarem redes Wi-Fi em todos os cartórios do interior
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou pregão para aquisição de computadores, notebooks e webcams, a fim de renovar seu parque computacional. Conforme a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), a maioria dos computadores adquiridos será utilizada para substituir equipamentos mais antigos nos cartórios eleitorais, bem como para ampliar o parque de algumas zonas beneficiadas pela portaria de ativos de TIC.
O normativo foi publicado na segunda-feira (22/11) e prevê a criação de um novo perfil de zona eleitoral, baseado na faixa de eleitorado, com a criação da STD5, recurso que passa a incluir as zonas entre 60 e 80 mil eleitores. Para essa faixa, o padrão é de cinco estações de trabalho e um notebook. A portaria também permite que as zonas com força de trabalho superior ao quantitativo padrão de equipamentos recebam computadores adicionais enquanto perdurar a situação. A portaria entrará em vigor em janeiro/2022.
O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, afirma que a renovação do parque computacional das zonas eleitorais e a modernização na área de tecnologia reafirmam um compromisso da gestão. “Os projetos da STI vêm sendo gestados para permitir que nossos servidores tenham as melhores condições de trabalho, o que permite a continuidade na prestação de um serviço de excelência”.
Em 2021, 163 computadores de diversas unidades da Secretaria foram substituídos por equipamentos mais modernos, com Windows 10. No próximo dia 3 de dezembro, será realizado pregão para contratação de novos links de comunicação, com previsão de conexões cinco vezes mais rápidas que as atuais, assim como para a disponibilização de rede Wi-Fi em todos os cartórios eleitorais do interior do Estado.
Pra cego ver: ilustração de quatro computadores com pontos de conexões