EJE-BA lança livro em homenagem aos 25 anos da urna eletrônica
Publicação traz entrevista inédita com ministro Carlos Mário Silva Veloso, que presidiu o TSE à época da implantação da urna, além de artigos de servidores do TSE, do TRE-BA e de outros Regionais
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia lançou o livro “25 anos da urna eletrônica: tecnologia e integridade nas eleições brasileiras”. A publicação marca duas décadas e meia do equipamento que trouxe inovação tecnológica às votações e possibilitou ampla modernização ao país, garantindo integridade, normalidade do sufrágio e celeridade nos trabalhos eleitorais.
Lançado no dia 3 de dezembro no evento “O futuro da democracia”, o livro foi organizado pela Seção de Pesquisas e Publicações Acadêmicas da EJE-BA. A coordenação é dos servidores do TRE-BA Marta Santiago, Jaime Barreiros Neto, além do assessor da vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral, Frederico Alvim.
Durante o lançamento, o diretor da EJE-BA, desembargador eleitoral Ávio Mozar, prestou uma homenagem ao consultor em tecnologia da informação (TI) Paulo Camarão, que presidiu a comissão técnica para a elaboração do projeto da urna eletrônica. Considerado mentor técnico da urna, Camarão assina artigo inédito no livro.
A obra traz ainda entrevista inédita com o ministro Carlos Mário Silva Veloso, presidente do TSE à época do desenvolvimento do projeto da nova urna. Também assinam artigos os seguintes colaboradores: o servidor do TRE do Maranhão e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Volgane Carvalho; a professora da Universidade Federal do Ceará, doutora Raquel Machado; o analista judiciário do TRE do Ceará, Flávio Moreira de Oliveira, o doutor e ex-juiz do TRE de Santa Catarina, Marcelo Peregrino Ferreira, o secretário de Tecnologia de Informação do TRE-SC, Eron Rodrigues, o juiz federal Nicolau Konkel Júnior; o mestre em Direito e Secretário de Gestão Estratégica do TSE, Bruno Andrade, o assessor da Secretaria de Gestão Estratégica do TSE, Célio Wermelinger, e o servidor do TRE-BA e professor da Universidade Federal da Bahia, doutor Jaime Barreiros Neto.
Por fim, o livro destaca o voto proferido pelo Ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, em auditoria realizada no sistema eletrônico de votação brasileiro. A publicação está disponível na página da EJE-BA na área de "Publicações" / "Livros Eletrônicos" e pode ser baixada gratuitamente.
> Clique aqui para baixar o livro
Pra cego ver: Foto da capa do livro “25 anos da urna eletrônica: tecnologia e integridade nas eleições brasileiras”, formada por imagem de duas urnas eletrônicas, marca da EJE/BA e do TRE-BA