TRE-BA recebe principal prêmio do Poder Judiciário
Esta é a sexta vez em que o Eleitoral baiano recebe este reconhecimento do CNJ
30/11/2020 17:21
-
Atualizado em 12/08/2022 19:02
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, nesta sexta-feira (27), o Prêmio CNJ de Qualidade Ouro na categoria Justiça Eleitoral. Além do Regional baiano, outros 17 estados também foram chancelados nesta premiação. Esta é a sexta vez em que o Eleitoral baiano é reconhecido pelo CNJ por buscar excelência na gestão e no planejamento, traduzida na sistematização e disseminação das informações e no incremento da eficiência da prestação jurisdicional.
"A despeito de todas as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, mais uma vez, o TRE-BA se destaca na avaliação do CNJ entre os Regionais de todo o Brasil, recebendo o Selo Ouro. Compartilho mais essa vitória e o prêmio com os valorosos magistrados e servidores da Justiça Eleitoral Baiana, que trabalharam intensamente em busca do nosso ideal de Justiça, Cidadania e Serviço", destaca o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior.
De acordo com o secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL) do TRE-BA, Maurício Amaral, a maior parte da pontuação deste ano relacionou-se ao envio de dados estatísticos processuais e, como o Eleitoral baiano foi pioneiro na migração dos processos físicos para o Judicial Eletrônico (PJe), não teve o suporte técnico recebido pelos demais Tribunais Regionais Eleitorais. "Mesmo assim, alcançamos o Ouro, que teve sabor de Diamante por se tratar de uma superação, além de confirmar a excelente prestação de serviço que o TRE da Bahia tem feito ao longo desta gestão e em todas as suas áreas de atuação”, comemora.
Ao todo, 24 itens, distribuídos em quatro eixos temáticos (Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia) possibilitaram a identificação dos melhores tribunais brasileiros, através da pontuação obtida. A exigência para ganhar o prêmio é que o tribunal tenha conseguido obter no mínimo 50% da pontuação relativa e figurar entre os 18 primeiros. Neste ano de 2020, o TRE-BA atendeu 80% dos requisitos avaliados, ficando em 4º lugar e conquistando o Ouro juntamente com os Regionais Eleitorais de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Rio de Janeiro.
“Esta é uma premiação complexa, que avalia vários requisitos. Para alcançá-la, é fundamental um conjunto de esforços e a atuação de todo o órgão. Nos orgulhamos muito por estar entre os tribunais mais reconhecidos do país, neste, que é o principal prêmio do Poder Judiciário, refletindo o compromisso do TRE-BA em prestar um serviço de qualidade”, avalia a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão (COPEG), Luciana Bichara Dantas.
03m 05s de leitura