Videoaula do projeto “A Mídia e as Eleições” reflete sobre o jornalismo investigativo no enfrentamento à desinformação
Assessor-chefe do TRE-RS, Cleber Moreira fala sobre o combate às notícias falsas no ano em que a Justiça Eleitoral realizará o pleito municipal desafiada também pela pandemia de coronavírus
Depois das eleições de 2018, marcadas por notícias falsas em um cenário polarizado, a Justiça Eleitoral atua para garantir que o público tenha acesso a informações de qualidade para a escolha dos novos prefeitos e vereadores do país em 2020. Essa é a discussão trazida pela videoaula ministrada pelo assessor-chefe do TRE-RS, Cleber Moreira, parte do projeto “A Mídia e as Eleições”, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
No vídeo, o assessor analisa como o cenário de 2018 demandou uma reformulação de todos os tribunais eleitorais do Brasil para o enfrentamento ao que hoje está sendo chamado de infodemia. A crise trazida pelo novo coronavírus também faz com que as eleições municipais de 2020 demandem ainda mais ações por parte da Justiça Eleitoral, afirma o jornalista.
Na avaliação de Cleber Moreira, todo o sistema pós mídia digitais está sendo repensado e ainda é um desafio. “Enquanto a desinformação pode chegar a milhões de pessoas, desmentir um boato, com muito esforço, chega a milhares. Ainda temos um alcance limitado, considerando que muitas vezes quem opera esse mecanismo são robôs”, afirma o assessor de comunicação do TRE-RS. Mas, na dificuldade também tem surgido soluções a longo prazo, como a educação para a mídia nas escolas, observa.
A videoaula está disponível nas redes sociais do TRE-BA e também em um hotsite do projeto. Neste endereço, todo o conteúdo produzido ficará aberto ao público, como uma espécie de seminário digital.
A Mídia e as Eleições
Visando aproximar-se da imprensa, esclarecendo acerca da atuação da Justiça Eleitoral, o TRE baiano promove, nos anos eleitorais, o evento A Mídia e as Eleições. A ideia é promover debates públicos com a presença de jornalistas, magistrados, acadêmicos, técnicos da Justiça Eleitoral e sociedade civil.
Em 2020, por conta da pandemia de coronavírus, o projeto está sendo realizado em ambiente digital. Além das videoaulas, o TRE-BA tem realizado uma série de lives, com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema.
Sobre Cleber Moreira
Jornalista, com pós-graduação em Comunicação & Marketing e Mestrando em Ciências da Comunicação. Trabalhou por 20 anos nos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Produziu e dirigiu, durante 15 anos, o programa Seis e Meia, na TV Guaíba e Canal 20 da Net. Atuou nas assessorias de imprensa do Governo e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Porto Alegre.
/CB