Desembargador Jatahy Júnior participa da posse de Humberto Martins na presidência do STJ
A cerimônia aconteceu na sede do tribunal, em Brasília, nesta quinta-feira (27/8). Na ocasião, também foi empossado como vice-presidente, Jorge Mussi
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, participou da cerimônia de posse do ministro Humberto Martins na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ)e do Conselho da Justiça Federal (CJF). A posse aconteceu na sede do tribunal, em Brasília, nesta quinta-feira (27/8). Na mesma ocasião, também foi empossado como vice-presidente, Jorge Mussi.
Martins comandará as duas instituições no biênio 2020-2022. Em razão da pandemia da Covid-19, a cerimônia, realizada na sala do Pleno do STJ, contou com a presença de limitada pessoas, respeitando o distanciamento social, e contou com a participação de diversas outras autoridades por videoconferência.
O desembargador Jatahy Júnior teceu elogios a Humberto Martins e celebrou a posse do mais novo presidente do STJ e CJF. “O Ministro Humberto Martins, por sua inconteste competência, dinamismo e seriedade, fará uma grande e notável administração na presidência do Tribunal da Cidadania”, enfatizou.
Comenda Desembargador Jatahy Fonseca
Por se destacar no mundo jurídico, Martins foi agraciado com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A honraria é concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral, que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão.A solenidade ocorreu em março deste ano, no gabinete da presidência do Regional.
Perfil
Humberto Martins nasceu em Maceió, Alagoas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1979. Iniciou sua carreira atuando como advogado e foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas para dois biênios. No Ministério Público foi promotor de Justiça adjunto em Alagoas no período de 1979 a 1982 e procurador do estado de 1982 a 2002.
Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia, em 2002. Na magistratura atuou ainda como Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Corregedor Regional Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, de 2005 a 2006. Humberto Martins foi corregedor-geral da Justiça Federal, em 2014 e 2016 assumiu a vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, é ministro Corregedor Nacional de Justiça, empossado em 2018.