Últimos dias: eleitor que não fizer biometria não poderá ser nomeado em cargo público
Em 39 cidades baianas, prazo será encerrado nesta quinta-feira (31/10); Justiça Eleitoral alerta para os prejuízos oriundos do cancelamento do título
Eleitores de 39 municípios baianos devem se apressar para realizar o recadastramento biométrico. Nas cidades, o prazo será encerrado nesta quinta-feira (31/10). A Justiça Eleitoral alerta que o eleitor que deixar de atender a convocação terá o título cancelado e estará sujeito aos diversos prejuízos previstos pelo Código Eleitoral, a exemplo da impossibilidade de ser empossado em cargo público.
Consulte cidades e zonas eleitorais envolvidas
Conforme o Código Eleitoral, o cancelamento do título implica ainda na impossibilidade de obtenção de empréstimos em instituições públicas, dificuldade para tirar ou renovar o passaporte, impedimento de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.
Para ser atendido, o eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar. Os cidadãos dos municípios em fase de revisão cadastral que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado.