Projeto Eleitor do Futuro mobiliza alunos e professores de Candiba e Guanambi
Iniciativa visa a promover reflexões sobre importância do voto e o papel do jovem como cidadão na sociedade
Cerca de 600 alunos, entre 15 a 17 anos, da rede pública municipal de Candiba e Guanambi participaram, entre os últimos meses de setembro e outubro, do Projeto Eleitor do Futuro. As ações foram realizadas pela 64ª Zona Eleitoral, após firmar Acordos de Cooperação entre o TRE e os municípios citados, e contou com a parceria das secretarias de Educação, além do apoio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), desenvolvedora do projeto.
De acordo com o chefe de cartório de Guanambi, João Hélio Reale da Cruz, alunos e professores demonstraram bastante interesse durante a execução do programa, avaliado de maneira bastante positiva pelo servidor. “A ação da Justiça Eleitoral estimula o jovem a participar da vida política e entender mais os conceitos de ética e cidadania”.
Além de João Hélio, a equipe executora do projeto foi formada pelo juiz eleitoral Ronaldo Alves Neves Filho e pelos servidores Sônia Maria Diniz, Maria Lúcia Castro, Regina de Cássia Prado e Zylnay Pitanga.
As ações contaram com bate-papo sobre a Justiça Eleitoral, apresentação de vídeos e entrega de materiais didáticos. Na ocasião, foi exibido o filme “A Fábula da Corrupção”, curta-metragem produzida pela Controladoria-Geral da União. Na programação também houve uma votação simulada, em que estudantes participam de uma simulação do processo eleitoral com a urna eletrônica.
Ao todo, oito escolas foram selecionadas para receber a iniciativa, entre elas: o Centro Educacional D. José Pedro Costa e o Grupo Aurelino José de Oliveira (Salão Paroquial), em Candiba, além das escolas municipais Pedro Barros Prates; Prof.ª Josefina Teixeira de Azevedo; José Neves Teixeira; Anísio Cotrim Fernandes; Colônia Agrícola de Ceraíma e Prof.ª Enedina Costa de Macedo, em Guanambi.
TF