“Projeto Eleitor do Futuro” chega a Feira de Santana
Alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, participaram de ação promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA)
Alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Feira de Santana, participaram de mais uma edição do “Projeto Eleitor do Futuro”. A ação, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), contou com a participação do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); da corregedora eleitoral Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer; e do juiz Diego Luiz Lima de Castro, diretor da EJE/BA. O evento ocorreu na segunda-feira (18/3) e integrou programação de transferência simbólica da sede do TRE baiano para a cidade.
O presidente do Regional conversou com a plateia, exclusivamente composta por alunos do Ensino Médio, e explicou a importância do projeto e da participação de todos. “Hoje estamos aqui para mostrar o que acontece no dia do pleito. A Justiça Eleitoral é a chamada justiça da cidadania, onde somos nós que promovemos a democracia, que dirigimos o processo eleitoral da melhor forma, correta e com lisura. Vocês são, além de eleitores do futuro, os responsáveis pelo destino do nosso país”, disse o desembargador Rotondano.
Na oportunidade, o presidente anunciou que o prefeito eleito e o segundo colocado exercerão por um dia o cargo de prefeito e de presidente da Câmara de Vereadores da cidade, respectivamente. “Quero anunciar que o mais votado será prefeito por um dia de Feira de Santana, acompanhando o gestor municipal em suas ações. Já o segundo mais votado será o presidente da câmara por um dia, seguindo a rotina e atribuições do chefe do Poder Executivo”.
Atividades
Durante o evento, os estudantes participaram de atividades, onde tiveram a oportunidade de vivenciar o processo eleitoral, desde a campanha política, trabalho dos mesários, votação em urnas eletrônicas, até a divulgação do resultado do pleito. Na ocasião, os jovens candidatos ao cargo de prefeito apresentaram suas propostas aos colegas.
O aluno do 1º ano, Rafael Reichenbach, 16 anos, que representou o Partido dos Ritmos, venceu a eleição com 72 votos. “Foi uma experiência maravilhosa, foi algo diferente. Fiquei muito feliz pela preferência dos meus colegas. O importante não é vencer, mas sim que todos nós levemos essa experiência a frente, como aprendizado de cidadania, de como devemos ser conscientes com nossas escolhas. A democracia é bela”, concluiu.
O diretor da EJE/BA, juiz Diego Castro, falou sobre a importância da promoção de projetos como esse. “É muito dignificante participar do ‘Projeto Eleitor do Futuro’, que consegue traduzir que o papel do TRE não diz respeito apenas ao processo eleitoral, mas também ao exercício pleno da cidadania e da democracia. Principalmente quando estamos diante dos verdadeiros eleitores e políticos do futuro: os jovens estudantes”, disse.
HS