TRE-BA aprimora pesquisa para medir índice de satisfação do eleitor baiano
O questionário passa a ser enviado ao eleitor, por e-mail, um dia após o atendimento; a pesquisa pretende identificar pontos para melhoria dos serviços prestados nos cartórios e postos eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Ouvidoria e Seção de Atenção ao Cliente (SEACLI), aprimorou a metodologia para medição do índice de satisfação do eleitor baiano em relação ao atendimento nos cartórios e postos da Justiça Eleitoral. A medida atende à Resolução Administrativa nº 36/2018, que assegura ao usuário o direito à participação e manifestação relativas aos serviços prestados pelo TRE-BA.
Para os eleitores que agendarem seu atendimento, via internet ou telefone, será enviada uma pesquisa de satisfação, por e-mail, um dia após o atendimento. Antes, para acessar o questionário, o eleitor deveria realizar uma busca no site do Tribunal ou responder uma ficha impressa nos postos ou cartórios eleitorais; essas opções continuam disponíveis. Porém, em menos de uma semana de sua implantação, a nova metodologia já superou a adesão às pesquisas de todo o trimestre anterior, de 1º de abril a 30 de junho, em mais de 1000%.
A pesquisa possui cinco questões objetivas e pode ser respondida em menos de dois minutos. Os resultados serão encaminhados, a cada três meses, à Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão e, a cada quatro meses, à Seção de Atenção ao Cliente. Com base nas respostas, serão sugeridas melhorias no atendimento presencial do TRE-BA.
“É muito importante para o Tribunal ouvir a opinião dos seus eleitores. Não estávamos conseguindo alcançar uma amostra de eleitores suficiente para implantarmos melhorias. Com a utilização desta nova sistemática de pesquisa, a quantidade de respostas obtidas passa a ser relevante, o que nos permite entender, de fato, a qualidade do atendimento prestado pelo TRE-BA”, afirmou Glória Tourinho, chefe da SEACLI.
LS