TRE-BA empossou novos servidores nesta quarta-feira (16/1)

Cerimônia foi realizada na sede do Regional baiano e empossou sete servidores, dentre analistas e técnicos

TRE-BA novos servidores 2019

Sete novos servidores foram empossados nesta quarta-feira (16/1) no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A cerimônia, conduzida pelo presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, deu posse aos aprovados no concurso público de 2017, sendo três nos cargos de analista na área judiciária e quatro para em cargos de técnico na área administrativa. 

A possibilidade de prosseguir com a convocação dos aprovados foi aberta pela Portaria nº 524/2018, do Tribunal Superior Eleitoral, que alterou a Portaria nº 671/2017, também do TSE, que proibia qualquer provimento de cargo (leia aqui). “Recebemos vocês de braços abertos e lembramos a relevância desse serviço, que promove eleições transparentes e, com elas, uma justiça cidadã”, pontuou o presidente Rotondano. 

Antes da posse, o tema “transparência” já estava em discussão na sala da presidência, onde a comitiva do TRE-RN realizava visita técnica ao Regional baiano, por conta do 2º lugar conquistado no Ranking da Transparência, do Conselho Nacional de Justiça, em 2018. Presente na cerimônia, o presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, parabenizou os novos servidores e lembrou sobre o selo ouro, premiação do CNJ, concedida ao TRE-BA em 2018.  “Tenham orgulho de ser empossados neste lugar especial, mais ainda sabendo das dificuldades impostas aos tribunais para o provimento de cargos”.   

Os novos servidores serão lotados em cartórios eleitorais no interior do estado, onde exista maior necessidade de efetivo. Para o secretário de Gestão de Pessoas do TRE-BA, Marcelo Conte, empossar novos servidores representa um incremento na qualidade do serviço prestado. “É muito importante que o Tribunal tenha priorizado a lotação em primeiro grau de jurisdição. Não menos importante é perceber que alguns desses novos colegas iniciam a vida pública no Tribunal Regional Eleitoral, órgão que trabalha, cada vez mais, para apresentar um serviço de melhor qualidade à sociedade”. 

Nova fase 

Entre os empossados, o clima era uma mistura de alívio, algum nervosismo e a sensação de vencer uma batalha que, para muitos, começou há bastante tempo.  Para a advogada Amanda Fernandes Bezerra, 27 anos, a posse como analista judiciária na área judiciária representa uma nova fase na vida. 

Formada pela Universidade Regional do Cariri, no Crato (CE), a candidata viajou o Brasil realizando provas em quase todos os Tribunais Regionais, sempre reprovada. Desde 2011, ela estuda para concursos, mas há dois anos, intensificou o foco nos TREs. “Estou vivendo aqui o resultado de muito estudo, disciplina e persistência”, afirmou. 

O advogado Gabriel Viana, de 28 anos, também viveu um percurso longo até chegar a vaga de analista judiciário na área judiciária do TRE-BA.  O novo servidor começou estudando para o Tribunal Regional do Trabalho, mas mudou o foco para o Eleitoral quando a possibilidade do concurso se tornou real.

Servidor do Ministério Público Federal, Gabriel já tinha experiência em concurso público, mas ainda não conhecia a lei eleitoral com profundidade. Comprou um curso específico e insistiu. “É excelente a sensação de saber que vou servir à sociedade. Gosto muito da área eleitoral, já fui mesário três vezes. Espero agora contribuir com o dia a dia dos eleitores”. 

A nomeação de dois, dos sete servidores empossados, obedeceu à determinação da Corte Eleitoral baiana publicada no último mês de dezembro.

CB

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido