2º turno: TRE-BA oficializa sistema de gerenciamento que recebe e totaliza os votos
Sistema é responsável por receber e totalizar os votos oriundos das urnas eletrônicas
27/10/2018 15:05
-
Atualizado em 12/08/2022 18:58
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, neste sábado (27/10), na sede do Tribunal, a cerimônia de oficialização do Sistema de Gerenciamento para o segundo o turno das Eleições Gerais 2018. O sistema é responsável por receber e totalizar os votos oriundos das urnas eletrônicas.
Na ocasião, foram impressos os relatórios “Espelho da Oficialização”, que reflete a situação dos candidatos na urna eletrônica, e “Zerésima”, que comprova a inexistência de voto computado no sistema. Nas zonas eleitorais do Estado, a oficialização do sistema foi realizada pelos respectivos Juízos Eleitorais.
O procedimento foi conduzido pela Comissão Apuradora das Eleições 2018, composta pelos juízes membros do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer.
Após o procedimento de oficialização, o sistema só será utilizado novamente no dia da eleição, 28 de outubro, a partir das 17h, quando terá início a totalização dos votos. A fim de garantir que a verificação do sistema não sofra alterações, será emitido novamente o relatório ‘Zerésima’, antes do encerramento da votação, no domingo.
Transparência - A Justiça Eleitoral baiana convidou representantes das coligações e partidos, bem como o Ministério Público e a OAB-BA para acompanharem o procedimento. Na oportunidade, o tenente coronel Ricardo Santana esteve presente, representando o comando-geral da Polícia Militar da Bahia.
TF
01m 37s de leitura