2º turno: após sorteio, TRE-BA tem apoio do GRAER para busca de urnas no interior
Com apoio de um helicóptero e um avião de pequeno porte, urnas sorteadas para auditoria foram resgatadas no interior do estado
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sorteou, em audiência pública realizada na manhã deste sábado (27/10), 15 urnas do estado que serão submetidas à auditoria de votação eletrônica. As urnas do interior do estado designadas para a ação foram das cidades de Jaguaquara, São Gonçalo dos Campos, Jussara e Camaçari.
O objetivo da auditoria é atestar a autenticidade e integridade dos sistemas instalados nos equipamentos e atende à Resolução do TSE nº 23.550/2018. Para garantir que as urnas sorteadas pelo interior do estado chegassem a tempo na capital, o TRE-BA contou com o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER).
Um helicóptero buscou os equipamentos em Jaguaquara (76ª ZE) e São Gonçalo dos Campos (108ª ZE). Já um avião de pequeno porte voou para buscar a urna eletrônica em Jussara (159ª ZE). A urna sorteada em Camaçari (171ª ZE) foi trazida para a capital por rodovia. A outra urna sorteada foi da 17ª Zona Eleitoral, de seção localizada na Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, que fica no bairro da Ilha Amarela, em Salvador.
Dentre as 15 urnas sorteadas, cinco foram recolhidas de suas respectivas seções eleitorais e levadas ao auditório do TRE baiano, onde – neste domingo (28/10), 2º turno pleito - passarão pela auditoria por votação paralela. As outras 10 urnas eletrônicas serão auditadas em suas respectivas seções eleitorais. O trabalho, nesse segundo caso, consistirá na conferência das assinaturas digitais dos sistemas.
As urnas a serem auditadas em suas respectivas seções eleitorais pertencem às 2ª ZE e 10ª ZE (Salvador); 65ª ZE (Macaúbas); 116ª ZE (Canavieiras); 120ª ZE (Valente); 132ªZE (Conceição do Coité); 128ª ZE (São Sebastião do Passé); 142ª ZE (Cruz das Almas); e 167ª ZE (Ourolândia).
TS