TRE-BA abre edital para seleção do Projeto Menor Cidadão 2019
Processo seletivo de estágio para estudantes do ensino médio tem pré-inscrições nos dias 4 e 5 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (28/11), o edital do processo seletivo para o Projeto Menor Cidadão 2019. Alunos da rede pública de ensino que tenham entre 16 e 18 anos poderão concorrer a uma das vinte vagas de estágio nos cartórios eleitorais do TRE-BA. A pré-inscrição será aberta na próxima terça-feira (4/12), a partir das 8h, no site do Eleitoral baiano, e poderá ser feita até a quarta-feira (5/12).
Para os interessados que não possuírem computador em casa e não dispuserem de outros meios para a pré-inscrição online, a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) disponibilizará um computador em sua sala, localizada na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia. A confirmação, porém, só poderá ser feita presencialmente, nos próximos dias 11 e 12 dezembro, das 10h às 12h ou das 14h às 16h. Em caso de não comparecimento, a inscrição será cancelada.
“É uma ação de responsabilidade social do Tribunal que pretende colaborar para o crescimento pessoal desses estudantes”, observou a servidora Moema Franca, responsável pelo projeto. “Não se trata de um estágio tradicional, mas que tem um cunho de formação pautada na prática e em treinamentos técnicos e comportamentais”, completou a também servidora da COEDE, Iara Rocha Silva, que divide com Moema a organização do Menor Cidadão.
A ação social do projeto está refletida nos requisitos para participar do estágio. O programa é restrito a integrante de famílias de baixa renda (inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e estudante de escola pública e/ou com necessidade especial.
Os candidatos precisam estar cursando, em 2019, o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio. A seleção será realizada em três etapas: uma prova escrita com 20 questões de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos gerais; uma entrevista e dinâmica de grupo. Moema aconselha: “Não tenham medo de se mostrar. Venham e sejam espontâneos”.
Transformação
O estágio terá início entre fevereiro e março de 2019, a depender da data de homologação da seleção pública, devendo ser encerrado em dezembro do mesmo ano. Esta será a 12ª turma do Projeto Menor Cidadão no âmbito do TRE baiano. “Há uns quatro anos, os que finalizavam o estágio passaram a pedir para voltar e recepcionar as novas turmas. Desde então, todos têm feito isso. Para muitos, é simbólico acolher quem está começando, eles se lembram de quando tudo era novidade para eles também”, comentou a servidora Iara Silva.
Já Moema Franca disse que os treinamentos personalizados colaboram nesse processo de crescimento pessoal e profissional. A cada turma de estagiários, a COEDE realiza um diagnóstico para atuar na formação de acordo com as necessidades de cada grupo. Ela é responsável por um treinamento fixo, a Oficina da Palavra, no qual trabalha a leitura e escrita de textos com os estudantes. Por causa da oficina, passou a se conectar com os estudantes nas redes sociais e muitos mantêm contato mesmo após o estágio chegar ao fim. “Outro dia, um me pediu para revisar o TCC dele em pedagogia. A gente fica muito feliz por ver que estão seguindo adiante”.