Projeto Ágora é apresentado no TSE
Ferramenta, assinada por servidores do TRE-BA, pretende otimizar o apoiamento de criação de partidos políticos

Com o objetivo de apresentar o “Projeto Ágora de Participação Popular” e suas funcionalidades, um dos idealizadores do projeto, o servidor do TRE baiano - Maurício Amaral reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (25/6), com a equipe de TI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e com a empresa detentora da tecnologia necessária para integrar à ferramenta.
De acordo com Maurício, o encontro serviu para que o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, juntamente com sua equipe, pudessem conhecer melhor a tecnologia e verificar a compatibilidade do conhecimento já existente com as necessidades do projeto.
A reunião no TSE foi solicitada pelo secretário Giuseppe após a apresentação do Ágora, durante o XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais realizado no início deste mês.
“Quando desenvolvemos o projeto, pesquisamos no mercado e descobrimos que já existia uma empresa que possuía tecnologia para captar a digital pela câmera do aparelho, em um formato compatível com a checagem no banco do TSE. Após a conversa, o Tribunal solicitou uma proposta comercial dos representantes, o que deverá ser discutido em uma próxima reunião, a fim de verificar a viabilidade econômica do projeto”, explicou Amaral. A empresa detentora da tecnologia é a Certibio, do grupo Certisign.
Sobre o Ágora
O “Projeto Ágora de Participação Popular” propõe o desenvolvimento de aplicativo para smartphones direcionado ao cidadão interessado em apoiar a criação de algum partido político ou criação de lei de iniciativa popular. O procedimento visa a tornar mais célere e eficaz a confirmação dos cidadãos descritos como apoiadores de leis populares ou através do batimento da digital do eleitor com o banco biométrico da Justiça Eleitoral, sem participação dos cartórios no processo.
- Leia mais:
11/06/2018 - “Projeto Ágora de participação popular” é apresentado durante encontro de corregedores