Equipe da CRE do TRE-BA retorna a Dias D’Ávila após correição cartorária
Retorno foi necessário após constatação de aumento de número de processos, mesmo depois do trabalho da força-tarefa
Menos de 15 dias após a realização da Correição Cartorária em 19 municípios da região metropolitana de Salvador e recôncavo, a equipe da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) retornou ao município de Dias D’Ávila (186ª Zona Eleitoral). O retorno foi necessário após a constatação de que houve aumento do número de processos, mesmo depois do trabalho da força-tarefa, que beneficiou a referida circunscrição.
De acordo com a Corregedoria, as zonas eleitorais que passam por correição tem recebido acompanhamento especial após a conclusão dos trabalhos e a expectativa sempre é a de que o quantitativo de processos diminua. Em Dias D’Ávila, no entanto, houve um acréscimo de 33 processos, além dos 158 identificados anteriormente, menos de 10 dias após a inspeção. O trabalho de correição foi realizado no último dia 13 de abril.
O aumento no número de processos motivou o regresso da equipe de correição ao município. Nessa terça-feira (24/4), a força-tarefa, presidida pela juíza Silvia Lúcia Bonifácio Andrade Carvalho, e composta pelos servidores Andréia Silva Gaba Garcia e Gilbene Dias Chaves, ambos da equipe da Corregedoria, esteve no local. O objetivo, de acordo com a CRE, foi buscar justificativas para o acúmulo, até então injustificado, de processos, sem prejuízo da instauração de processo disciplinar.
De acordo com o Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, “o acompanhamento dos cartórios após a visita da força-tarefa é importante para garantia da eficácia dos trabalhos realizados. O que nós queremos é que os servidores lotados nessas zonas eleitorais contribuam também conosco no sentido de evitar novos acúmulos de processos”, afirmou.
Durante a correição cartorária que contemplou Dias D’Ávila, Feira de Santana e outros 18 municípios, foram movimentados 1.116 processos, sendo 759 sentenças proferidas.