“Assédio Moral no Trabalho” é debatido no TRE-BA
Palestra aconteceu na manhã desta sexta-feira (29/9)
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoveu, na manhã desta sexta-feira (29/9), a palestra “Assédio Moral no Trabalho”. O encontro, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (Coasa), teve o objetivo de orientar servidores e demais profissionais quanto ao problema.
Mais de 120 pessoas participaram da palestra ministrada pelo doutor em Ciências Sociais André Luiz Souza Aguiar, autor da tese “Assédio moral nas organizações: estudo de caso dos empregados demitidos e em litígio judicial trabalhista no estado da Bahia”.
Conforme Souza Aguiar, “o ponto mais importante é a gente fazer com que o servidor pense sobre a questão e comece a avaliar se no seu ambiente de trabalho há ocorrência ou não do assédio moral e de quais formas ele poderá denunciar”.
Para o secretário de Gestão de Pessoas do TRE-BA, Marcelo Conte, o assunto precisa ser tratado sem medo. “É algo que nos incomoda, nos fere, é impactante. O nosso esforço em falar sobre o tema é um esforço de reconstruir nossas relações de trabalho. A gente não pode mais deixar as coisas em baixo do tapete. É ético levantar o tapete, fazer a limpeza, ouvir, ler sobre o tema”, disse.
Para inibir casos de assédio moral no TRE-BA, foi criado um grupo de apoio e prevenção, que está sendo coordenado pela COASA e pela Seção de Assistência à Saúde (SEDAS). “Estamos preparados para tratar as situações que surgirem”, destacou Conte.
Cartilha
Além da palestra, a SGP lançou a cartilha “Assédio Moral no Trabalho”, que apresenta ao leitor o que é o tema, quais os tipos existentes, como se comportar diante dessa situação, as consequências do assédio moral para o indivíduo, onde e como denunciar.
Além de ser entregue aos participantes da palestra, a cartilha está disponível também no formato digital, tanto na intranet quanto no site do Tribunal. Acesse o link e faça o download.
TS