Valença, Itaparica e Nazaré firmam parceria com o TRE-BA e contribuirão com a biometria
Convênios foram assinados na última sexta-feira (27/10); intenção da Justiça Eleitoral é intensificar ainda mais o recadastramento biométrico nos municípios em fase obrigatória
"O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia(TRE-BA) não quer penalizar o eleitor, especialmente, o cidadão mais necessitado. O nosso intuito é levar à população a necessidade do recadastramento e todos os benefícios que o processo trará ao nosso sistema eleitoral", disse o presidente do TRE baiano, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, durante cerimônia que, na última sexta-feira (27/10), oficiou a parceria entre a Justiça Eleitoral e as prefeituras de Valença (31ª ZE), Nazaré (30ª ZE) e Itaparica (141ª ZE), que se comprometeram a auxiliar seus respectivos cartórios eleitorais na revisão biométrica dos eleitores.
O procedimento é obrigatório para as três cidades e outros 48 municípios. O eleitor que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e poderá perder alguns benefícios sociais, a exemplo do bolsa-família. A intenção é intensificar ainda mais o processo biométrico nos 51 municípios em fase obrigatória.
Na ocasião, também foram assinados convênios com as prefeituras dos municípios integrantes das zonas eleitorais sediadas nas cidades: Cairu, Vera Cruz, Aratuípe, Jaguaripe e Salinas da Margarida. As três últimas ainda estão em fase ordinária do procedimento, quando não ainda não há determinação de prazo para encerramento do recadastramento. Nos demais municípios a data limite é 31 de janeiro de 2018.
Estiveram presentes no evento os prefeitos Ricardo Silva Moura (Valença), Eunice Soares Barreto Peixoto (Nazaré) e Marlylda Barbuda dos Santos (Itaparica), juntamente com os juízes eleitorais: Leonardo Rulian Custódio (31ª ZE), Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira (30ª ZE) e Eduardo Augusto Ferreira Abreu (141ª ZE), dentre outras autoridades.
HS