Prefeitos de Jequié e Apuarema garantem apoio ao TRE-BA para realização da biometria nos municípios
Apoio foi garantido ao presidente da Corte Eleitoral baiana, desembargador Rotondano, pelos prefeitos Sérgio da Gameleira e Raival Pinheiro
As Prefeituras de Jequié e Apuarema deverão contribuir com a Justiça Eleitoral no processo de recadastramento biométrico dos eleitores dos municípios. O apoio foi garantido ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, pelos prefeitos Sérgio da Gameleira e Raival Pinheiro, após reunião realizada nesta quarta-feira (31/5).
Desde fevereiro deste ano, o eleitorado de 52 cidades baianas, incluindo Jequié, Apuarema e a capital (Salvador), está sendo convocado pela Justiça Eleitoral para a realização do procedimento. A revisão biométrica é obrigatória e a penalidade para aqueles que não responderem ao chamado será o cancelamento do título.
Quem não se recadastrar terá o título de eleitor cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.
A convocação está sendo feita por meio das 22ª e 23ª Zonas Eleitorais e é válida também, além de Jequié e Apuarema, para os eleitores dos municípios de Manoel Vitorino e Lafaiete Coutinho.
Em Jequié, dos 109.369 eleitores aptos, apenas 21.375 (19,544%) realizaram o recadastramento biométrico. Já em Apuarema, 1.360 (23,582%), do total de 5.767 eleitores aptos, já estão biometrizados.
TF