TRE-BA e prefeitura de Porto Seguro iniciam parceria para o recadastramento biométrico
Dando continuidade às tratativas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) com os prefeitos das cidades em que a biometria ocorre de forma obrigatória, o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano recebeu, nesta quinta-feira (27/4), a visita da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.
Na oportunidade, o presidente falou do processo de recadastramento biométrico na cidade, que deve ser concluído em 31 de janeiro de 2018, e do esforço do Tribunal baiano para biometrizar todos os eleitores. “Essa parceria com as prefeituras é de grande importância para nós. Estou imensamente agradecido em receber o apoio de vocês nesse processo de biometrização do eleitorado baiano”.
A prefeita também comentou a relevância do tema e se comprometeu a ajudar no processo de convocação dos eleitores. “Sabemos que é preciso ter uma divulgação ampla para que as pessoas da zona rural saibam que é necessário fazer o recadastramento biométrico e a Prefeitura de Porto Seguro está dando total apoio para que isso possa acontecer”, afirmou.
Participaram do encontro o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo de Campos Vieira, a assessora especial da Presidência, Mirella Cunha e o procurador-geral do Município de Porto Seguro, Hélio Leal Lima.
Sobre a biometria
Pensando em tornar ainda mais seguro o processo de votação eletrônico, a Justiça Eleitoral adotou o sistema biométrico, que é preparado para identificar uma pessoa, por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face. O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança na hora de votar.
O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.
Em Salvador e em mais 51 cidades baianas, o recadastramento biométrico obrigatório está sendo realizado pelo Tribunal baiano desde fevereiro deste ano e deve ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018. O cidadão que não fizer o procedimento dentro do prazo terá o título cancelado.
Leia mais:
25/4/2017 - Presidente do TRE-BA pede apoio às prefeituras baianas na divulgação do recadastramento biométrico
19/4/2017 - Arquidiocese de Salvador garante apoio ao recadastramento biométrico dos eleitores
TF