Eleições 2016: Rezoneamento não altera local de votação
O assunto é tema do programa “TRE-BA Notícias” desta semana, que convida os eleitores para que verifiquem seus novos números de zona e seção eleitoral; consulta pode ser feita através do portal do Órgão
Eleitores baianos deverão consultar, através do portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), seus novos números de zona e seção eleitoral. O alerta tem o objetivo de evitar surpresas no pleito do próximo dia 2 de outubro, já que o estado passou por um processo de rezoneamento. O procedimento, apesar de não alterar o local de votação, promove mudanças nos números de zona e seção do eleitor. Para esclarecer o assunto, o programa TRE Bahia Notícias desta semana traz uma entrevista com Silvana Matos, chefe da 20ª Zona Eleitoral (Salvador).
Assista ao programa na íntegra.
O rezoneamento é, na prática, uma redistribuição do eleitorado e de municípios pelas zonas eleitorais que, por conta da quantidade de eleitores e/ou da localização geográfica, foram remanejadas para outros cartórios. O procedimento, realizado em novembro de 2014, não altera os locais de votação, mas poderá confundir os cidadãos em função da mudança de numeração das salas de votação.
Consulta
Para saber se houve alteração de zona e seção eleitoral, o eleitor poderá realizar consulta através do portal do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br) na internet. Na página, basta acessar, no menu principal, a opção “Eleitor” e, em seguida, “Título e local de votação”. A consulta poderá ser feita pelo nome ou pelo número do título eleitoral.
No portal do TRE baiano é possível também consultar listas dos novos números de zonas eleitorais por bairro. Para acessar, basta clicar em Eleitor > Rezoneamento.
- Leia mais:
02/08/2016 -Rezoneamento: eleitores devem ficar atentos às mudanças de zonas e seções eleitorais
LC