Cidadãos participam de ação ‘Voto Consciente’ em Salvador e Vitória da Conquista
Na capital baiana, a ação teve a participação de quase 70 pessoas; além da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, promoveram a ação idealizada pelo TSE
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou na manhã desta quinta-feira (29/9), em Salvador e Vitória da Conquista, mais uma ação voltada para fomentar a importância do voto consciente. Na capital, o evento foi realizado no shopping Center Lapa e durante as duas horas que a urna ficou à disposição do público, um total de 68 pessoas ‘votaram’ respondendo duas perguntas.
O simulado seguiu o formato tradicional de uma eleição e contou com a impressão da zerésima e do boletim de resultados. Na urna, os seguintes questionamentos foram apresentados aos cidadãos: “O que querem melhorar na cidade?” e “Se sabem quem pode resolver isso?”. Para a primeira pergunta, foram disponibilizadas sete opções de respostas: saúde, educação, transporte, segurança, meio ambiente, saneamento básico e cultura.
Com 22 votos (32,35%), a área de segurança foi eleita como o segmento que mais precisa de atenção. Seguido por educação, 21 (30,88%), e saúde, 19 (27,95%). A maioria dos eleitores, 50 deles, também acertaram a quem caberá resolver o problema.
O trabalho foi realizado três dias antes da eleição municipal e fecha, no TRE da Bahia, o ciclo de campanhas que vêm sendo feitas desde o primeiro semestre deste ano. A primeira delas, com o cantor Levi Lima, da banda “Jammil e Uma Noites”, e a segunda com a bailarina do programa ‘Domingão do Faustão’, Lorena Improta.
Nos vídeos, os artistas convidam os eleitores a exercerem o direito de voto, alertando-os sobre as consequências da escolha impensada e a importância do ato. Ambas as campanhas prezaram por uma linguagem jovem, clara e de fácil acesso, utilizando elementos próprios das novas tecnologias.
DS