Representantes do TRE-BA visitam Zonas Eleitorais de Alagoinhas (BA)
Visitação aconteceu na manhã desta quinta-feira (27/8), nas 163ª e 164ª Zonas; estiveram presentes o Presidente da Corte, o Diretor-Geral, o Corregedor Regional Eleitoral e autoridades locais
Na manhã desta quinta-feira (27/8), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargador Lourival Almeida Trindade, acompanhado do Corregedor Regional Eleitoral, Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, e do Diretor-Geral, André Beserra, se reuniu com o Prefeito e outras autoridades do município de Alagoinhas, onde estão sediadas as 163ª e 164ª Zonas Eleitorais. O objetivo do encontro foi solicitar à Administração local parceria para a divulgação da campanha de recadastramento biométrico, além da ampliação dos atendimentos eleitorais na cidade.
Também estiverem presentes no encontro os Juízes das duas Zonas Eleitorais, Fábio Falcão Santos e Marcelo Comini Sinatura, além dos servidores dos cartório. O recadastramento biométrico nos municípios de Alagoinhas, Aramari e Araçás começou a ser realizado em janeiro de 2015 e tem previsão de duração de um ano. Por conta disso, o TRE-BA iniciou campanha convidando os votantes a realizar o procedimento, que consiste na coleta da impressão digital, fotografia da face e assinatura digital.
Processo de Recadastramento
Durante a visita, o Presidente da Corte ressaltou o apoio das prefeituras cujos municípios baianos estão passando pelo recadastramento, tanto na divulgação de campanha de esclarecimento quanto pela cessão de servidores para auxiliar nos atendimentos. No Estado da Bahia, a identificação biométrica iniciou-se no ano de 2009, em Pojuca. Entre 2013 e 2014, outras 29 cidades foram incluídas no procedimento. Em 2015, o recadastramento chegou a Salvador, Feira de Santa, Vitória da Conquista e mais treze municípios do interior. A previsão é que outras 100 cidades iniciem o procedimento ainda este ano.
Ampliação dos atendimentos
A partir do próximo dia 29/8, o atendimento nos Cartórios Eleitorais com sede em Alagoinhas será ampliado, passando a acontecer também aos sábados, das 9 às 14 horas. Já no mês de setembro, por conta do recadastramento, as prefeituras de Aramari e Araçás disponiblizarão servidores dos municípios para atuarem nos postos de atendimento avançados nessas localidades, que serão montados exclusivamente para o procedimento de biometria. Locais e horários de atendimentos serão divulgados em breve.
Cancelamento de título
O eleitor que não realizar o recadastramento nos prazos estabelecidos terá o título cancelado. Sem a inscrição, o eleitor ficará impedido de obter certidão de quitação eleitoral, documento exigido para a emissão de passaporte e CPF, investidura em cargos públicos, universidades e obtenção de empréstimos bancários.
VG