TRE-BA amplia cultivo em suas áreas verdes
São mais de 30 espécies plantadas e preservadas em toda instituição, incluindo hortaliças

A primavera é uma das estações mais esperadas do ano, celebrada de 23 de setembro a 21 de dezembro. A paisagem é marcada pelo florescimento de vários tipos de plantas, tornando os dias mais coloridos, a atmosfera mais alegre.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, localizado no Centro Administrativo, reserva espaços para jardins, tanto na área interna, quanto externa da instituição. Na sede do Regional o cultivo de flores tem sido estimulado. São mais de 30 espécies semeadas nos últimos tempos. José Silva, conhecido como Pernambuco, trabalha há 18 anos como jardineiro no TRE-BA e fala do crescimento dessas áreas verdes.
“Mudou bastante, desde que cheguei aqui. Hoje temos um cuidado maior e o incentivo dos próprios servidores do Tribunal, que sempre trazem mudas para plantarmos, isso faz toda diferença”, relata.
Além dos jardins, este ano uma horta foi criada em um dos espaços do TRE-BA, onde foi plantado, coentro, erva cidreira, pimentão, tomate, entre outros alimentos. Cleber Barreto tem 25 anos, e trabalha há quatro como auxiliar de jardinagem, ele é um dos responsáveis pela manutenção da horta.
“É bom estar em um ambiente, com árvores, verde ao redor. Essa horta foi toda feita com sementes, e quando crescerem, as sementes que produzirem vão servir para plantarmos novas mudas”, comemora.
Para continuidade da iniciativa e preservação das áreas verdes do Regional, o apoio de todos que transitam na instituição é fundamental. E observar cada novo detalhe dos jardins é uma forma de reconhecimento à dedicação da equipe de jardinagem que trabalha no TRE.
NM