Novembro azul: incentivamos esta causa
10% da população brasileira masculina sofre com o câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens

Assim como no ‘Outubro Rosa’, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) incentiva o ‘Novembro Azul’, campanha que estimula homens a partir de 50 anos a realizarem o exame de próstata, glândula do sistema reprodutor masculino. O tumor nessa região pode causar dor, disfunção erétil e dificuldades de urinar.
Atualmente, 10% da população masculina sofre com a doença, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, é o que afirma dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
O Clínico Geral do Regional, Mário Neves da Rocha Neto, relata a importância do exame de prevenção, feito por meio de toque retal e dosagem do Antígeno Específico da Próstata (PSA), substância produzida pela glândula. “O câncer de próstata não tem uma causa definida e a predisposição genética influencia muito na doença. Além disto, a alimentação inadequada, rica em gorduras, aumenta o risco do problema”, afirma.
Laços azuis estão sendo distribuídos no Regional pela Coordenação de Atenção à Saúde, visando conscientizar os servidores.
/NM