Minicurso sobre compostagem ecológica tem balanço positivo
A proposta é uma parceria da Comissão de Coleta Seletiva Solidária do TRE-BA e parceiros
Entre os dias 24 e 28 de novembro foi realizado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), minicursos sobre reciclagem de lixo orgânico, visando conscientizar e motivar o uso da compostagem ecológica no cotidiano. 265 pessoas participaram da oficina, promovida pelo Regional, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, Ministério Público Federal, Central de cidadania através da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia e SESC – Programa Mesa Brasil.
Segundo dados da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador), a capital baiana gasta cerca de R$ 1 milhão com a coleta diária do lixo urbano na cidade. A servidora do TRE-BA, Sahastari, faz um balanço sobre a primeira edição do projeto de compostagem ecológica, que contribuirá para a redução do lixo produzido pela instituição.
“Positivíssimo! Através de minicursos ministrados pelo Professor Germano Guttler, do Programa Lixo Orgânico Zero, em Lage, Santa Catarina, cidadãos que se inscreveram foram treinados, tanto no TRE, como em instituições parceiras, para realizar em casa a compostagem ecológica, reaproveitando os resíduos descartados diariamente”, disse.
Veja vídeo dos acontecimentos do minicurso
A sede do TRE-BA reserva espaços, tanto internos quanto externos, para áreas verdes. Este ano, uma horta foi criada em um destes campos, onde está sendo reutilizado o lixo orgânico descartado pelo restaurante da instituição. No espaço da horta foi plantado coentro, erva cidreira, pimentão, tomate, além de outros alimentos.
A compostagem é um processo de reaproveitamento de frutas, verduras, legumes, dentre outros resíduos orgânicos. Com a prática, a água existente nos alimentos compostados é reutilizada na manutenção do que é plantado sobre a MCE (Mini Compostagem Orgânica), reduzindo a quantidade de água utilizada em hortas tradicionais.
NM