Desembargadora Maria do Socorro se despede do TRE-BA
A magistrada, que atou como Vice-presidente da Corte, encerrou nesta quinta-feira (11/12) seu mandato de dois anos como Juíza membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
Mãos dadas com a ciência jurídica e as artes cênicas. Assim foi definida a trajetória da Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago em discurso de homenagem à magistrada, que encerrou nesta quinta-feira (11/12) o seu biênio como Juíza integrante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Eleita pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) para substituir o Juiz Carlos Alberto Dultra Cintra no TRE-BA em 11 de dezembro de 2012, desde então a Juíza vinha atuando como Vice-presidente da Corte Eleitoral.
Na despedida, realizada durante a sessão de julgamento, o assessor da magistrada, Victor Xavier, destacou a leveza da Desembargadora na condução do trabalho diário de julgamento dos mais diversos casos que chegam aos juízes. “Sorrisos e brados. Indignações e contentamentos. Um pouco de tudo, vindo do mundo para o palco ou para os autos sob o olhar da mulher que quer sorrir e enxergar coisas belas”, lembrou o servidor ao reportar a simplicidade e sensibilidade da juíza nos momentos de trabalho.
Veja também: TRE-BA Notícias registra despedida da Desembargadora Maria do Socorro
Ao discursar, a Desembargadora saudou os pares da Corte, destacando em cada um o que enxergava como suas marcas pessoais. A magistrada agradeceu a todos do Tribunal pelo apoio durante sua passagem. Maria do Socorro já havia atuado como Juíza Substituta no TRE-BA pela vaga de Desembargador no biênio 2011 a 2012, passando a ocupar o cargo como titular logo em seguida. Natural de Coaraci, no sul da Bahia, é formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (CSAL), faculdade na qual ingressou no mesmo período em que iniciou o curso de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Leia na íntegra o discurso em homenagem à Desembargadora (PDF)
SM