Projetos do TRE-BA voltados à memória serão apresentados no TSE
Os projetos “Click na História” e a “A Vida e Obra de Manuel Querino” vão integrar a programação do 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), em Brasília
Os projetos “Click na História” – concurso de fotografia realizado com a finalidade de registrar instantes do recadastramento biométrico na Bahia – e “A Vida e Obra de Manuel Querino”, que homenageia o intelectual e artista negro baiano Manuel Raymundo Querino, ambos de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), serão apresentados, nesta sexta-feira (27/9), no 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), em Brasília.
O evento é uma promoção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro (quinta e sexta feira), no Auditório I do TSE, com o objetivo de reunir os servidores que atuam nas bibliotecas dos TREs para trocarem experiências e compartilharem os consideráveis avanços na área.
O “Click na História” e a exposição “A Vida e Obra de Manuel Querino” serão apresentados, às 14h, pelo Coordenador de Gestão Documental, Informação e Memória do TRE-BA, Marcelo Conte, e pela Chefe da Seção de Biblioteca, Informação e Memória, Dionísia Leal. Na oportunidade serão exibidos os dois vídeos institucionais produzidos pela Assessoria de Comunicação do TRE baiano sobre os projetos.
Em memória
A homenagem a Manuel Querino foi prestada na segunda-feira (23), com palestra de abertura, cena teatral e roda de capoeira, que abriram a semana de exposição sobre o intelectual negro na sede do Tribunal. A iniciativa surgiu como evento a ser realizado na 7ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano traz a temática “Museus, memória e cultura afro-brasileira”. O TRE-BA é o único, entre os TREs do país, a participar do evento promovido pelo IBRAM.
Marcelo Conte, que irá também participar pela primeira vez do encontro da REJE, afirma que seu objetivo é propor a democratização dos conteúdos do banco de dados da Justiça Eleitoral. Ele ressalta que a apresentação dos dois projetos chegará como uma contribuição enriquecedora.
Na avaliação de Dionísia, que já participou de outras edições do encontro, o mais interessante é relatar que projetos permitem a integração entre a biblioteca e os cidadãos, a exemplo da visita feita por um grupo de estudantes ao evento em homenagem a Querino.
Confira a programação do 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral. (formato PDF)
DS