Primeira edição do Projeto Eleitor do Futuro em 2013 levou alunos da Escola CIEP Piratini ao TRE-BA
O destaque do encontro, realizado nesta quarta-feira (20), foi a simulação do voto por mais de 40 estudantes. As inscrições para outras instituições escolares enviarem seus alunos podem ser realizadas pelo e-mail eje@tre-ba.gov.br ou pelo telefone 3373-7221.

Mais de 40 estudantes da Escola Municipal CIEP Piratini, localizada no bairro de Pituaçu, visitaram as instalações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta quarta-feira (20), para participar do Projeto Eleitor do Futuro, que tem por objetivo preparar os futuros eleitores para exercer o direito democrático do voto.
Outras instituições escolares, públicas e privadas, interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral do TRE/BA (EJE) através do e-mail eje@tre-ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3373-7221. O público alvo são estudantes com idade entre 10 e 15 anos. O Projeto também pode realizar atividades nas escolas, desde que os gestores manifestem o desejo.
Visitação
Os estudantes foram recepcionados com uma palestra sobre democracia, cidadania e voto, seguida de vídeo institucional. Na oportunidade, tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica simulando a votação para os cargos de prefeito e vereador.
O grupo seguiu também um roteiro de visitas, passando pela área do Memorial, onde está abrigado o acervo histórico da Justiça Eleitoral baiana, seguindo para Central de Atendimento ao Público (CAP), setor que realiza os atendimentos de alistamento eleitoral, transferência, quitação e demais serviços.
Na avaliação da diretora da Escola Piratini, professora Christiane Susy Manassés, essa ação é uma prática importante por agregar valores democráticos à vida dos educandos. “A educação quando vem de fora, para dentro da escola, os alunos se sentem estimulados, demonstrando querer mais e isso aumenta o grau de maturidade deles”, assegurou a gestora.
DS