Sistemas eleitorais passam por sequência de testes para as eleições
Os testes, realizados desde novembro de 2013, tem o propósito de identificar eventuais falhas nos programas em tempo suficiente para os devidos ajustes
Atento às eleições que acontecerão em 2014, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início a uma série de testes nos sistemas eleitorais que serão utilizados durante o pleito. Os testes, realizados desde novembro de 2013, tem o propósito de levantar sugestões de melhorias nos programas em tempo suficiente para os devidos ajustes.
Promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Bahia os trabalhos são gerenciados pela Coordenadoria de Eleições (COELE) do TRE-BA e conta com a participação de equipes da Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC/Secretaria Judiciária); da Seção de Orientação aos Sistemas Eleitorais (SEORIS/COELE); da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); e da Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias.
Os testes são feitos a partir de versões de programa liberadas pelo TSE, utilizados nas simulações feitas nos sistemas de registros de candidatura; de prestação de contas eleitorais e de autenticação e autorização da Justiça Eleitoral. São realizados ainda testes nos sistemas que envolvem o uso da urna eletrônica.
Sequência de testes
Todo o procedimento é sequencial e será realizado, no decorrer de 2014, por meio de sucessivos testes e ajustes até o ato de lacração oficial dos sistemas. De acordo com o Coordenador de Eleições, Maurício Amaral, em janeiro, quando será finalizada essa primeira fase, as seções envolvidas poderão avaliar e reunir sugestões de melhorias para fluência dos sistemas, evitando problemas no processo eleitoral.
A Chefe da Seção de Orientação aos Sistemas Eleitorais, Elma Teixeira, responsável pelo acompanhamento do cronograma de testes, explica que na prática deve ser respeitado o termo final de lacrações dos sistemas. “O TSE pretende deflagrar novas etapas de testes a partir de janeiro. Novas versões dos sistemas são liberadas à medida que são realizados novos ajustes, é uma sequência de testes”, explica.
DS