TRE-BA consegue doação com Instituto Butantan e economiza mais de R$ 100 mil em campanha de vacinação contra o vírus influenza
Economia inédita foi conquistada pela Coordenadoria de Educação, Desenvolvimento, Atenção à Saúde e Benefícios, que conseguiu a doação de 700 doses da vacina; campanha terá início em setembro
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realizou economia inédita de cerca de R$ 100 mil na campanha de vacinação contra o vírus influenza em 2020. A Coordenadoria de Educação, Desenvolvimento, Atenção à Saúde e Benefícios, por meio da Seção de Atenção à Saúde, unidades pertencentes à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), formalizou um pedido para o Instituto Butantan, de São Paulo, e obteve a doação de 700 doses de vacina contra o vírus Influenza, que deverão ser aplicadas no início de setembro.
É a primeira vez que a campanha de vacinação de influenza do TRE-BA será realizada a partir de uma doação. A secretária de Gestão de Pessoas, Sandra Ramos, explica que o desafio foi ter acesso à vacinas, que se tornaram escassas e inflacionadas por conta do novo coronavírus. A ação conseguiu, a um só tempo, economizar o orçamento do Tribunal e assegurar a imunização em ano de pandemia, buscando evitar a propagação de outra doença respiratória.
Com a doação do Instituto Butantan, o TRE-BA terá que arcar apenas com o traslado das vacinas de São Paulo para Salvador e com a contratação da clínica que fará a aplicação das doses em magistrados, membros do Ministério Público e servidores. A campanha faz parte do Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT).
Apesar de a realocação do recurso ainda não estar definida, Sandra Ramos observa que a economia deve equilibrar os gastos que o TRE-BA vem tendo em função da pandemia, a exemplo de contratações inesperadas na área de saúde e da compra de equipamentos de segurança. “O custo desses EPIs também ficou mais expressivo por causa da procura durante a pandemia, então a ação da COEDE promove esse equilíbrio no orçamento”.
Vacinação
Coordenada pelo Serviço de Saúde, a aplicação das vacinas será feita por livre demanda, na modalidade drive thru (em que não é necessário sair do carro) e também por agendamento, para ser realizada no ambiente interno do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia. Para os servidores lotados no interior do estado e que não puderem se deslocar até Salvador, está sendo realizado o reembolso das despesas com aquisição da vacina em clínicas particulares.